Saiba como será em Janaúba, Porteirinha e no resto do Estado o Carnaval 2022



Não fosse a pandemia de covid-19, cidades mineiras estariam em clima de folia, com desfiles de blocos em vias públicas. Este sábado (26), marcaria o primeiro dia das programações de Carnaval, que iriam até a próxima terça-feira (28), conforme o calendário oficial.

Pelo segundo ano seguido, no entanto, as festividades estão canceladas em praticamente todo o estado. Em relação a 2021, porém, há uma diferença: parte dos municípios irá permitir eventos públicos e privados. A Itatiaia acionou seus repórteres de variadas regiões do estado para trazer um panorama das decisões municipais. Confira.

Belo Horizonte
Na capital mineira, o carnaval de rua, que chegou a ter 4,5 milhões de foliões em 2020 (última edição antes da pandemia), eventos públicos estão desautorizados, mas particulares podem acontecer. Pelo menos momentaneamente. Isso porque a questão foi parar na Justiça.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) chegou a conceder liminar proibindo a realização de eventos particulares de Carnaval, a partir de ação proposta pelo Ministério Público. Horas depois, o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, derrubou, a pedido da Prefeitura de BH, a decisão da 2a Vara da Fazenda Pública de BH que proibia a realização de eventos privados de Carnaval neste fim de semana. Com isso, os eventos estão liberados conforme definido nos alvarás de licenciamento.

Região dos Inconfidentes
As praças Tiradentes (Ouro Preto) e Gomes Freire (Mariana) já estariam cheias a esta hora. Contudo, novamente, não haverá carnaval público. Em Ouro Preto, assim como fez em 2021, a prefeitura investe na produção de uma festa carnavalesca online — detalhes da programação, no entanto, ainda não foram divulgados.

Triângulo Mineiro
A maioria das cidades no Triângulo Mineiro não contará com a tradicional festa de Carnaval. Em Uberlândia e Uberaba, eventos particulares estão permitidos. Também adotou a mesma definição a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande. Com isso, seguirão igual critério as seguintes cidades: Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo.

Zona da Mata
Algumas cidades da Zona da Mata proibiram, inclusive, eventos particulares. É o caso de Rio Pomba e Lima Duarte. Em Juiz de Fora, principal município da região, a folia pública foi cancelada, mas eventos privados estão liberados, desde que cumpridas as regras sanitárias de prevenção à covid-19.

Sul de Minas
Poços de Caldas também proibiu eventos públicos e privados. Bailes, desfiles, blocos, entre outros, com qualquer número de pessoas, não podem acontecer. A cidade recebe turistas, mas hotéis e pousadas não podem promover atividades dançantes.

Antes da pandemia, Elói Mendes tinha um dos carnavais mais procurados da região. Este ano, a prefeitura também proibiu eventos públicos ou particulares.

Em Varginha, a prefeitura permite eventos com até 600 pessoas. Comprovante de vacinação ou teste de covid-19 são obrigatórios.

Norte de Minas
Em Montes Claros, as festividades de Carnaval foram transferidas para o período entre 21 e 24 de março. Com isso, comemorações em locais públicos e privados estão proibidas. Segundo decreto municipal, shows artísticos e musicais — mesmo os sem relação com o Carnaval — estão proibidos até 13 de março. Janaúba e Porteirinha, igualmente, proibiram festas de Carnaval públicas e privadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe