Janaúba será uma das cidades beneficiadas em mais de 26 bilhões com viabilização de novo regime de operação de ferrovias
(Por Amanda Pupo, O Estado de S.Paulo) O governo de Minas Gerais assinou nesta terça-feira, 8, decreto que vai viabilizar um novo regime de operação de ferrovias no Estado. O desejo é possibilitar o primeiro trecho ferroviário do País administrado no modelo de autorização, pelo qual uma empresa privada atua por conta e risco próprios.
O governo estadual já tem em mente qual trecho vai estrear o novo regime. São os 130 quilômetros de trilhos entre Lavras e Varginha. O projeto envolve a VLI Logística, que hoje tem a concessão desse trecho, mas abandonou sua operação, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. Em vez de pagar uma multa ao governo federal, a empresa propôs à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revitalizar o trecho e deixá-lo pronto para Minas Gerais repassá-lo em formato de autorização a um novo operador, que já está em tratativas com o Estado.
A estimativa é de que R$ 140 milhões sejam aplicados nessa reforma. "Conseguimos negociar com a VLI para que faça a renovação, porque a empresa tem de devolver o trecho renovado ou pagar a multa", disse Marcato. Procurada, a VLI informou que não irá se manifestar sobre o assunto no momento.
Com a estratégia, o Estado tenta tornar o trecho mais atrativo para o próximo operador privado, já que retira do futuro administrador o ônus de desembolsar o investimento. "Acho que realmente seremos o primeiro Estado a ter a primeira a shortline (trecho curto de ferrovia operado via autorização). Tem muito a ver com a cultura de Minas Gerais", afirmou o secretário, segundo quem uma resposta da ANTT sobre o processo é esperada para julho.
De acordo com a secretaria comandada por Marcato, Minas é o primeiro Estado do País em extensão de malha ferroviária, com cerca de 16,3% de toda a rede nacional de ferrovias. O problema, no entanto, está em trechos e ramais ferroviários abandonados que poderiam atender a necessidades regionais do Estado, como no caso entre Lavras e Varginha.
O governo federal também tenta endereçar esse problema via projeto de lei no Congresso desde 2019, mas o texto que vai permitir a exploração de ferrovias via autorização nacional ainda aguarda votação no Senado.
Enquanto isso, Minas tenta solucionar gargalos logísticos internos aplicando o novo regime a trilhos que ficam dentro dos limites geográficos do Estado. Quem assumir um trecho abandonado ou apresentar ao governo local projeto para construir uma ferrovia do zero, poderá operar o traçado por até 99 anos, com possibilidade de prorrogação, sem interferências de regulação econômica.
Diferencial
A extensão da malha ferroviária mineira, considerada a maior do país, é de 5 mil quilômetros e responde por 16,3% de toda a via nacional. Passa por 180 municípios mineiros e se encontra em uma posição estratégica para o escoamento de grãos, minério de ferro, produtos siderúrgicos, celulose, fertilizantes e combustíveis interligado aos maiores complexos portuários do Sudeste.
A extensão da malha ferroviária mineira, considerada a maior do país, é de 5 mil quilômetros e responde por 16,3% de toda a via nacional. Passa por 180 municípios mineiros e se encontra em uma posição estratégica para o escoamento de grãos, minério de ferro, produtos siderúrgicos, celulose, fertilizantes e combustíveis interligado aos maiores complexos portuários do Sudeste.
Também presente na assinatura, o deputado João Leite, que é o presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), parabenizou o govenador por criar no Estado uma estrutura para retomada dos investimentos ferroviários. “O Estado do trem não tinha uma estrutura no Poder Executivo. A sua entrada permitiu a criação de uma Superintendência para cuidar do assunto”, afirmou.
Os deputados Gustavo Mitre, Ione Pinheiro e Roberto Andrade, além do subsecretário de Transportes e Mobilidade, Gabriel Ribeiro Farjado e a superintendente de Transporte Ferroviário, Vânia Silveira de Pádua Cardoso, também participaram a solenidade.
O governo mapeou 19 trechos com potencial para receber investimento. São eles:
Turismo:
Caparaó - Espera Feliz
Cataguases - Além Paraíba
Jacutinga
São Sebastião do Rio Verde - Passa Quatro
Viçosa – Cajuri
Lavras - Três Corações – Varginha
Ramal de Águas Claras (Vila da Serra - Belvedere - Olhos D’Água)
Regional:
BH - Sabará - Raposos - Nova Lima - Rio Acima - Itabirito - Ouro Preto
Mariana - Além Paraíba
Cargas:
Unaí – Pirapora
Conceição do Mato Dentro – Ipatinga
Porteirinha - Salinas - Itaobim – Jequitinhonha
Uberlândia - Ituiutaba - Chaveslândia (Santa Vitória)
Itaobim - Teófilo Otoni - Governador Valadares
Janaúba - Porteirinha - Grão Mogol
Extensão Ferrovia do Aço (Rio Acima - Belo Horizonte)
Araçuaí - Teóofilo Otoni – Nanuque
Miguel Burnier - Ponte Nova - Ubá – Muriaé
Varginha - Três Corações - Passa Quatro
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