Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Jaíba: Tribunal de Justiça instala comarca e inaugura fórum


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, conduz na próxima sexta-feira (17/01) solenidade de instalação da Comarca de Jaíba e de inauguração do Fórum Doutor Thomaz Fernandes dos Anjos na cidade. A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, apresenta à comunidade o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).

A cerimônia oficial será às 14h na Avenida João Antônio de Oliveira, 400, endereço do fórum a ser inaugurado.
O juiz Paulo Victor de França Albuquerque responderá pela Comarca de Jaíba. Ele terá o apoio dos juízes cooperadores Frederico Vasconcelos de Carvalho e Eliseu Silva Leite.

Instalada a comarca, ficam automaticamente criados os serviços notariais e de registro, 1º 2º Tabelionato de Notas; Registro de Imóveis; Tabelionato de Protestos de Títulos e Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Jaíba.

Manga
A Comarca de Jaíba será classificada como de primeira entrância. Efetivada a instalação, haverá alteração na estrutura da Comarca de Manga.

A 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Manga passa a ter denominação de Vara Única. 
A 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais será desinstalada.

Números
A distância entre Jaíba e Manga é de 77 quilômetros e, no percurso entre as duas cidades, há um rio que só pode ser atravessado de balsa. Com o novo fórum, o deslocamento de moradores de Jaíba para Manga não será necessário, facilitando bastante o trâmite processual.

Entre 2000 e 2010, a população de Jaíba cresceu a uma taxa média anual de 2,10%, enquanto no Brasil a taxa foi de 1,17%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 48,18% para 52,51%. Em 2010 viviam no município 33.587 pessoas, segundo o site Atlas Brasil.

A última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, é de 33.413 habitantes em Jaíba.

Cejusc
O Cejusc de Jaíba funcionará no mesmo endereço do fórum. A unidade concentrará audiências e sessões processuais e pré-processuais de conciliação e mediação. No centro também vai funcionar o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.

O objetivo do Cejusc é promover a solução dos conflitos por meio do diálogo entre as partes.

Serviço
Instalação da comarca e inauguração do fórum Doutor Thomaz Fernandes dos Anjos da comarca de Jaíba

Data: 17 de janeiro de 2020 – 14h

Local: Avenida João Antônio de Oliveira, 400

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga