Conselheiros tutelares de Nova Porteirinha tomam posse


Na sexta-feira (10) tomaram posse os cinco conselheiros tutelares de Nova Porteirinha que tem como missão fazer com que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) seja executado com a máxima precisão. A posse aconteceu no auditório da EPAMIG, sendo confiada a Maria Aparecida, Elisiane, Hamilton, Ana Paula e Vanilda a árdua missão de proteger o futuro da nossa nação.

Na presença de familiares, servidores e da prefeita de Nova Porteirinha, Joélia Barbosa, os conselheiros tiveram a certeza que a prefeitura andara de mãos dadas para auxiliar, proteger e zelar para que o ECA seja plenamente aplicado no município.

Mudança
Entrou em vigor este ano a Lei 13.824, de 2019, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a reeleição de conselheiros tutelares para vários mandatos. Antes da nova lei, o ECA permitia essa recondução por apenas uma vez.

A medida constou do Projeto de Lei (PL) 1.783/2019, aprovado por unanimidade no Senado em abril, e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O conselho tutelar é previsto no ECA — Lei 8.069/1990 — como órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. São cinco os conselheiros, escolhidos pela população por meio de eleição, com mandato de quatro anos.

ECA
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, durante o mandato do então presidente Fernando Collor. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelos projetos fornecidos pela Constituição Federal de 1988, adotando uma série de regras internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo