Prefeitura de São João da Ponte realiza reunião com Feirantes


“Quem acorda às quatro da manhã para levar alimento a outros merece grande respeito”.

(Por Gilmar Pereira) Na tarde desta segunda-feira (04/09), no Centro Comercial “Dona Lulu” em São João da Ponte, reuniram-se os feirantes com profissionais da Vigilância Sanitária; o Prefeito Danilo Veloso; o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Erivelto Cordeiro; o Presidente da Associação dos Feirantes, Sr. Edvaldo Gorutuba; e a Técnica da EMATER, Sra. Soraya Julie Veloso Faria. A reunião objetivou fortalecer o comércio da agricultura familiar e orientar os feirantes sobre a higienização e organização do espaço.

Atualmente cerca de 16 (dezesseis) feirantes ocupam este tradicional espaço comercial da sede do Município. Ali são comercializados diversos tipos de produtos de fabricação caseira e origem vegetal e animal: verduras, legumes, doces, biscoitos, cachaça, refeições, pastéis, dentre outros. A organização das tendas e barracas, bem como a otimização do espaço é de extrema importância para todos, pois trás melhor visibilidade aos produtos e ao ambiente em geral. Assim, os cidadãos e visitantes poderão adquirir os produtos regionais com mais qualidade e conforto.

Na oportunidade, os feirantes foram orientados pelo Fiscal da Vigilância Sanitária, Daniel Silva Xavier, sobre os cuidados a serem observados para manter as tendas e barracas sempre limpas, além de promover uma melhor conservação dos produtos. “É preciso que tenham atenção quanto ao trabalho de vocês, pois todos que passam por aqui observam vocês e procuram por bons produtos”, comenta o fiscal. Na oportunidade, Daniel falou sobre a dedetização e higienização que irá ocorrer no Centro Comercial dentro de alguns dias.

Durante a reunião, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Erivelto Cordeiro, disse sobre os procedimentos adotados pela Secretaria e a realização do cadastro, que deverá ser feito pelos expositores. Ressaltou ainda, sobre a “Feira do Agricultor” que ocorrerá no dia 09 (nove) de setembro, no estacionamento do Poliesportivo “Fernandão”, a partir das 08:00hs. “Queremos oferecer a população variedades de produtos e bons preços, pois vivemos numa crise econômica, sendo preciso que todos falem a mesma língua”, comenta.

Na oportunidade ainda foram debatido sobre a questão da água e da energia que é fornecida aos expositores. Com objetivo de organizar a Associação dos Feirantes, o presidente falou sobre a regularização da mesma e a atualização de cadastros e outros tópicos com a intenção de organizar o Centro Comercial.

A técnica da Emater, Soraya Julie, afirmou que “o Centro Comercial é uma referência da cidade e todos passam por ali, e é uma oportunidade de oportunizar renda para os feirantes. Este espaço é importante tanto para o consumidor como o agricultor e a EMATER acredita no trabalho de todos que aqui trabalham”, diz a técnica.

O Centro Comercial “Dona Lulu” é um mercado com produtos de qualidade, com raiz cultural e desenvolve um trabalho interessante para o município e para a agricultura familiar. No mercado são ofertados produtos de boa qualidade e produzidos exclusivamente em nossa região, o que estabelece uma relação de confiança para os clientes. Com as orientações promovidas pela Vigilância Sanitária, Técnicos da EMATER e o da Secretaria de Agricultura e meio ambiente, os feirantes terão mais segurança em desenvolver seus trabalhos, pois assim passam a rever a forma como vinham atuando. Feirantes irão adotar boas práticas no processo de fabricação, passando pela embalagem e cuidados no transporte e na venda do seus produtos.

Em seu discurso, o Prefeito Danilo Veloso disse que “o Centro Comercial é ‘a menina dos olhos’ da sua família, pois foi uma obra realizada na gestão de sua mãe, Gervacina Ferreira dos Santos (2000-2004) e foi uma das melhores obras feitas em São João da Ponte”. O Prefeito reafirmou o compromisso de incentivar o trabalho dos feirantes no Município, como forma de gerar emprego e renda e fomentar a agricultura familiar. “O Centro Comercial não é só um lugar de oportunidade de emprego, mas um ponto de encontro de amigos, famílias e pontenses ausentes e devemos cuidar dele. Trabalharei para que possamos fazer uma reforma no prédio, pois há 14 anos que não passa por uma, todos precisam trabalhar num lugar confortável, mas preciso de um tempo, pois estamos reformando vários prédios no município”, finalizou o prefeito.

Tome Nota
A Feira do Agricultor, promovida pela “Administração TEMPO DE RECONSTRUIR” acontecerá dia 09 (nove) de setembro no estacionamento do Poliesportivo “Fernandão” às 08:00hs. A programação terá início com o café da manhã com os feirantes; benção especial da feira com nosso Pároco, o Padre Henderson Pereira do Carmo; Abertura da feira com hortaliças, artesanatos, comidas típicas e demais produtos da agricultura familiar, e para encerrar teremos o show com a dupla “Jorge & Nilo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe