'Expedição Caminhos dos Gerais' tem início no Norte de Minas

(G1) A Expedição Caminhos dos Gerais teve início na noite desta quarta-feira (6), desembarcando em Januária (MG), a primeira parada do grupo de ambientalistas, jornalistas e convidados que vão percorrer várias localidades do Norte de Minas até o próximo dia 10 de setembro. Ao todo, serão 60 pessoas envolvidas na ação.

O grupo de expedicionários saiu de Montes Claros, da sede da Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de percorrer um total de 700 km, em cinco dias de expedição. A expedição consiste na análise dos diversos processos de degradação ambiental nas cidades da região, de modo a contribuir para a conscientização do impacto causado nas comunidades; o material produzido vai resultar ainda em três documentários.

Em Januária, o grupo teve a recepção de artistas locais e nesta quinta-feira (7) saiu para o roteiro de visitas a três cavernas. A cidade é uma das três onde se localiza o Parque Estadual Cavernas do Peruaçu, que está em processo para ser tombada pela Unesco como patrimônio natural da humanidade.

Roteiro
A expedição vai ter três destinos diferentes, sendo que em cada um deles, 20 expedicionários fazem o roteiro. Além da região de Januária, o grupo percorrerá o “Roteiro do Espinhaço”, que saiu nesta quinta-feira (7) sentido Juramento, Itacarambi, Botumirim, Cristália e Grão Mogol.

O terceiro roteiro será a “Serra do Cabral”, passando pelas cidades de Jequitaí, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Lassance e Várzea da Palma.

A iniciativa da expedição é da Fundação Genival Tourinho e conta com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, dos institutos Grande Sertão e Vidas Áridas, bem como a Organização Vida Verde (OVIVE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos