 |
Unidade de captação, reciclagem e destinação de resíduos é inédita em cidades de pequeno porte da região (Foto: Netto Rodriguez) |
(Por VICENTE ALBERTO) Mesmo em processo de transição, a Administração Municipal de Capitão Enéas tem intensificado os trabalhos para entregar as obras iniciadas nessa gestão. O Aterro Sanitário e a Unidade de Triagem são dois exemplos. Os projetos foram iniciados em agosto deste ano e em pouco mais de dois meses já estão com mais de 95% dos serviços concluídos. A previsão é que a inauguração aconteça no próximo mês de novembro.
De acordo com o prefeito Cesar Emílio, a entrega dessas obras faz parte de um compromisso firmado com toda a população eneapolitana. “A destinação e o armazenamento correto do lixo se tornou uma grande preocupação em todo o país, e é exatamente por isso que quero deixar mais um legado no meu governo. Com esse projeto o município de Capitão Enéas vai poder descartar os resíduos de forma correta”, explica.
Na unidade vai funcionar um galpão de triagem e prensa de materiais secos reciclados, em um espaço de 501.540 m². O espaço será utilizado para a compactação, armazenamento e incineração do lixo. Os resíduos molhados e de construção civil serão depositados em 32 trincheiras no aterro sanitário, localizado na região da Malhada Real, distante seis quilômetros da cidade. Nesse espaço a Prefeitura construiu uma borracharia externa para a queima de resíduos.
No município, com pouco mais de 15 mil habitantes, são recolhidos diariamente 8,4 toneladas de lixo; desse total, 90% são de materiais recicláveis. O secretário de Meio Ambiente Fabrício Gonçalves explica que, além do projeto proporcionar alternativas para a destinação correta do lixo, a iniciativa vai gerar renda para 30 famílias eneapolitanas que agora compõem a recém-criada Associação de Catadores de Lixo de Capitão Enéas. Os associados foram treinados e serão eles os responsáveis pela coleta seletiva e beneficiamento do lixo reciclado no galpão de triagem.
Comentários
Postar um comentário