O legado de Padre Cleto para Janaúba
Padre Cleto Altoé. |
Janaúba, naquela época, era uma cidade pequena, poeirenta, atrasada e carente de tudo: energia elétrica, estradas pavimentadas, escolas e tudo o mais. O padre tratou logo de criar o ensino médio (hoje a partir da 5ª série até a 8ª série) em instalações precárias e com professores idem, porém dedicados.
Em seguida, ele partiu para Belo Horizonte e conseguiu trazer para cá o Colégio Estadual e logo iniciou a construção do prédio localizado na Praça do Cristo. Inaugurado logo depois, iniciou-se uma vivência extraordinária de ensino e camaradagem para aquela geração.
Padre Cleto tratou logo de “domesticar” os seus alunos, ensinando boas maneiras, higiene pessoal, conhecimentos gerais, esportes e, principalmente, relações religiosas com a Igreja Católica. Ele retirou todas as beatas das primeiras filas da igreja e lá colocou os seus alunos para assistirem a missa das manhãs de domingo. Conseguia saber todos que faltavam à missa e, na segunda-feira, dava uma enorme bronca nos faltantes.
Disciplina era o forte dele. Exigia uniformes impecáveis e conferia, pessoalmente, até se estávamos usando a meia e os sapatos corretos. Implantou o jogo de voleibol no colégio e coibia veementemente os chutes com os pés que, costumeiramente, dávamos na bola. Criou o time de futebol do Colégio, chamado na época, de “Ginásio”. Havia o time titular com os alunos mais velhos e o infantil do que eu fazia parte como centroavante.
Promovia festas nas dependências do colégio e arrecadava dinheiro para excursões com os alunos. A mais famosa dessas excursões foi a que ele fez com a turma de 1965 ao Rio de Janeiro. Saímos daqui de Janaúba para Belo Horizonte no trem da Central do Brasil em um vagão especial, somente com os alunos e alguns professores. De BH partimos em um ônibus fretado para dias inesquecíveis na Cidade Maravilhosa.
Padre Cleto merece uma estátua em Janaúba por tudo o que ele representa na formação inicial de uma geração de jovens que hoje são bons pais de família, grandes profissionais e cidadãos de bem, pregando ainda os seus ensinamentos e o respeito ao próximo.
Meu professor, um professor seríssimo, fez muito pelo educandário de Pedro Leopoldo.Era um padre xingão, super exigente em termos de frequência, cabelos feitos, uniformes e que um militar exige... mas deixou seu legado.
ResponderExcluirSaudades