Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Governo de Minas apresenta soluções para combater a seca no Estado

Compondo a mesa, José Aparecido presidente do Sindicato Rural de Janaúba

Representantes de dezenas de entidades rurais do Norte e Nordeste do Estado, cuja área de atuação abrange mais de 80 municípios, incluindo Montes Claros, Januária e Janaúba, foram recebidos nesta semana para uma série de reuniões realizadas na Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), sob a coordenação de Gil Pereira.
Também participaram o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, acompanhado do seu adjunto, Paulo Afonso Romano, e do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Pedro Meneguetti. O grupo foi ainda recebido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães.
A pauta dos encontros incluiu os vários problemas econômicos e sociais provocados por um dos períodos de estiagem mais severos e prolongados das últimas décadas, que se estende desde 2012. Entre as principais reivindicações, além das questões relacionadas à comercialização e à alimentação do rebanho, também foi debatida a infraestrutura hídrica, especialmente para a construção de barramentos ao longo dos rios, buscando a sua perenização.
Gil Pereira citou várias iniciativas que trarão soluções estruturantes para a questão da falta de chuva e de água na região, principalmente durante os períodos de seca, como o projeto de irrigação Jequitaí e as barragens dos rios Congonhas e Vacaria, além das cisternas para captação de água da chuva.
- São parcerias entre os Governos do Estado e Federal, relacionadas ao Programa Água para Todos, incluindo em certos casos a iniciativa privada. Buscaremos também viabilizar os barramentos ao longo dos rios e os outros pedidos dos produtores, disse o secretário.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga