Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Governo de Minas apresenta soluções para combater a seca no Estado

Compondo a mesa, José Aparecido presidente do Sindicato Rural de Janaúba

Representantes de dezenas de entidades rurais do Norte e Nordeste do Estado, cuja área de atuação abrange mais de 80 municípios, incluindo Montes Claros, Januária e Janaúba, foram recebidos nesta semana para uma série de reuniões realizadas na Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), sob a coordenação de Gil Pereira.
Também participaram o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, acompanhado do seu adjunto, Paulo Afonso Romano, e do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Pedro Meneguetti. O grupo foi ainda recebido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães.
A pauta dos encontros incluiu os vários problemas econômicos e sociais provocados por um dos períodos de estiagem mais severos e prolongados das últimas décadas, que se estende desde 2012. Entre as principais reivindicações, além das questões relacionadas à comercialização e à alimentação do rebanho, também foi debatida a infraestrutura hídrica, especialmente para a construção de barramentos ao longo dos rios, buscando a sua perenização.
Gil Pereira citou várias iniciativas que trarão soluções estruturantes para a questão da falta de chuva e de água na região, principalmente durante os períodos de seca, como o projeto de irrigação Jequitaí e as barragens dos rios Congonhas e Vacaria, além das cisternas para captação de água da chuva.
- São parcerias entre os Governos do Estado e Federal, relacionadas ao Programa Água para Todos, incluindo em certos casos a iniciativa privada. Buscaremos também viabilizar os barramentos ao longo dos rios e os outros pedidos dos produtores, disse o secretário.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira