Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

Emater-MG é parceira da Marca Jaíba com o Projeto de Certificação do Limão Tahiti

Os fruticultores do Jaíba, no Norte de Minas Gerais, ganharam um selo de identificação que servirá como certificado de qualidade no mercado interno e externo. A criação do selo Jaíba foi ideia de um pequeno grupo de produtores de manga da região que, apoiados por parceiros estratégicos (Sebra-MG, Fiemg, Faemg, BID, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Abanorte), criaram a marca. 
A iniciativa conta com o incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que atua no Programa de Certificação do Limão Tahiti, com objetivo de aumentar áreas produtoras da lima ácida e, consequentemente, aumentar a produção de alimentos.
O Projeto de Certificação da Emater-MG foi iniciado em 2012, com diversas reuniões envolvendo técnicos e produtores, no sentido de mostrar os propósitos e resultados esperados. "Tivemos como princípio motivador uma viagem a Petrolina, em Pernambuco, para que eles pudessem ver a realidade de como é preciso ter comprometimento com as atividades rurais, organizações coletivas e resultados positivos de uma cooperativa", explica o extensionista Gildete Bispo.
Atualmente, o projeto de certificação do limão atende a 12 produtores locais. Entre as ações desenvolvidas pela Emater-MG em 2012 estão diversos cursos, como o 5S (metodologia para alcançar a qualidade total na empresa) e o Seminário Itinerante de Fruticultura, com enfoque em manejo integrado de pragas. Em 2013, foi ministrado o curso para aplicadores de agrotóxicos.
Segundo a gerente executiva da Associação Central dos Produtores do Norte de Minas (Abanorte), Ivanete Santos, para usar a marca Jaíba o produtor precisa ter, além da certificação do produto, condições plenas de rastreabilidade de sua produção, estar produzindo na Região do Jaíba por no mínimo um ano e ser associado à Abanorte. Conforme informa a gerente, o produtor precisa estar, ainda, adimplente e atendendo a toda a legislação ambiental, trabalhista e social.
Ainda de acordo com Ivanete, os produtores de frutas instalados nos municípios de Porteirinha, Nova Porteirinha, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Verdelândia e Itacarambi têm direito à adesão e uso da Marca Região do Jaíba, desde que cumpram na íntegra as regras do uso da marca.

Lançamento da marca
O lançamento da marca Jaíba foi realizado no município de Jaíba, por meio de uma ação do Programa de Apoio a Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (PPLs) do Estado de Minas Gerais.
A novidade é que a marca também foi lançada no exterior, no dia 8 de fevereiro de 2013, na Fruit Logística, a maior feira internacional de fruticultura, realizada em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, contou com a participação de cerca de 40 pessoas consideradas chaves dentro de seus segmentos profissionais de atuação, principalmente por já conhecerem o Brasil. A iniciativa provocou a apresentação de matérias sobre o tema na imprensa especializada, como a Fruit News.
"A marca da região do Jaíba é muito mais que um selo ou identificação geográfica. A ideia básica é comunicar para o consumidor de frutas de todo o Brasil e também do exterior para onde exportamos a história regional dos projetos irrigados, nossa cultura, nossos valores e como nos relacionamos com as frutas no dia a dia de nossas atividades", explica Ivanete Santos. 
"O selo na verdade será a autenticação de todo esse processo e vai refletir uma qualidade superior de fruta, no aspecto e no sabor, e será principalmente um compromisso com a sustentabilidade e os valores regionais. Assim, esperamos ter, pelo menos, a preferência do consumidor na hora da compra no primeiro momento e, no futuro, agregar valor a esse produto", completa.
Dando sequência ao lançamento da marca, estão programados para este ano [2013] outros dois eventos no Brasil, um a ser realizado em Belo Horizonte (Superminas) e outro em São Paulo, na Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro