Incêndio próximo ao aeroporto de Janaúba mobiliza bombeiros e acende alerta em plena estiagem

Imagem
Na tarde desta sexta-feira, 25 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem próxima ao aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas Gerai s , exigindo uma rápida e coordenada ação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. O fogo consumiu cerca de três hectares de vegetação e se aproximava perigosamente da pista de pouso e decolagem, oferecendo riscos sérios à segurança das operações aéreas. Resposta rápida evitou consequências graves A guarnição do 7º Pelotão de Bombeiros foi imediatamente acionada e contou com o reforço de duas equipes da Prefeitura de Janaúba, que disponibilizaram caminhões-pipa para o combate às chamas. Foram utilizados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água para controlar o incêndio. Segundo os bombeiros, foram necessários aproximadamente 40 minutos de combate ininterrupto para debelar completamente o fogo e evitar que ele alcançasse a área operacional do aeroporto. “A rápida propagação das chamas, típica do período de estiagem...

Bombeiros combatem incêndio subterrâneo em Rio Pardo de Minas



O 1º pelotão de Bombeiros Militar de Montes Claros, região Norte do Estado, combateu, na última sexta-feira (22), um incêndio subterrâneo, no município de Rio Pardo de Minas. Foram usados 60 mil litros de água.
A ocorrência foi em uma fazenda na comunidade de Nova Aurora, município de Rio Pardo de Minas. Neste tipo de incêndio as chamas se formam pela decomposição de materiais orgânicos e durante o processo, o solo entra em combustão e as chamas se alastram consumindo a vegetação pela raiz. Segundo informações da equipe de combate, o solo da propriedade contém um combustível similar ao carvão mineral, com alto poder calorífico. Moradores afirmam que o local está incandescente há quatro meses, mas, os bombeiros não foram acionados. O fogo já estava a três metros do poste da rede elétrica que fornece energia para a comunidade e foi preciso construir uma vala para interromper o alastramento das chamas.
No combate às chamas foram utilizados uma retroescavadeira, dois caminhões pipas e equipamentos cedidos pela prefeitura municipal. A operação teve o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Cemig.


Pablo de Melo
palo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo