Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Grupo Interinstitucional sugere audiência pública sobre humanização da saúde

O Grupo Interinstitucional da Política de Humanização (GIPH-Norte) formalizará nos próximos dias um pedido junto à Câmara Municipal de audiência pública para debater com a comunidade regional a ampliação e melhoria das ações relacionadas à área. O assunto marcou a primeira reunião de trabalho do GIPH-Norte em 2013, realizada na última quinta-feira (21/02), no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan). A Universidade Estadual de Montes Claros faz parte do Grupo, através do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
- A decisão unânime em sugerir aos vereadores uma audiência pública dá a exata dimensão de como a humanização é importante para o funcionamento das casas de saúde em nossa região, disse o professor Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Trabalho e Humanização do HUCF e integrante do GIPH-Norte.
Estiveram presentes à primeira reunião do ano os representantes do Hospital Universitário, Santa Casa de Montes Claros, Hospital Santana, de Brasília de Minas, e do Hospital Regional de Janaúba. O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson de Souza Guerra, e o vereador Eduardo Madureira, também acompanharam os trabalhos.
- Acreditamos que esses momentos de ampliação dos contatos com a comunidade e a visibilidade das ações de humanização no setor de saúde se constituem em fórmula para se alcançar a melhoria nos referidos serviços, completou Amaro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira