Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Grupo Interinstitucional sugere audiência pública sobre humanização da saúde

O Grupo Interinstitucional da Política de Humanização (GIPH-Norte) formalizará nos próximos dias um pedido junto à Câmara Municipal de audiência pública para debater com a comunidade regional a ampliação e melhoria das ações relacionadas à área. O assunto marcou a primeira reunião de trabalho do GIPH-Norte em 2013, realizada na última quinta-feira (21/02), no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan). A Universidade Estadual de Montes Claros faz parte do Grupo, através do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
- A decisão unânime em sugerir aos vereadores uma audiência pública dá a exata dimensão de como a humanização é importante para o funcionamento das casas de saúde em nossa região, disse o professor Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Trabalho e Humanização do HUCF e integrante do GIPH-Norte.
Estiveram presentes à primeira reunião do ano os representantes do Hospital Universitário, Santa Casa de Montes Claros, Hospital Santana, de Brasília de Minas, e do Hospital Regional de Janaúba. O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson de Souza Guerra, e o vereador Eduardo Madureira, também acompanharam os trabalhos.
- Acreditamos que esses momentos de ampliação dos contatos com a comunidade e a visibilidade das ações de humanização no setor de saúde se constituem em fórmula para se alcançar a melhoria nos referidos serviços, completou Amaro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira