Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Grupo Interinstitucional sugere audiência pública sobre humanização da saúde

O Grupo Interinstitucional da Política de Humanização (GIPH-Norte) formalizará nos próximos dias um pedido junto à Câmara Municipal de audiência pública para debater com a comunidade regional a ampliação e melhoria das ações relacionadas à área. O assunto marcou a primeira reunião de trabalho do GIPH-Norte em 2013, realizada na última quinta-feira (21/02), no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan). A Universidade Estadual de Montes Claros faz parte do Grupo, através do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
- A decisão unânime em sugerir aos vereadores uma audiência pública dá a exata dimensão de como a humanização é importante para o funcionamento das casas de saúde em nossa região, disse o professor Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Trabalho e Humanização do HUCF e integrante do GIPH-Norte.
Estiveram presentes à primeira reunião do ano os representantes do Hospital Universitário, Santa Casa de Montes Claros, Hospital Santana, de Brasília de Minas, e do Hospital Regional de Janaúba. O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson de Souza Guerra, e o vereador Eduardo Madureira, também acompanharam os trabalhos.
- Acreditamos que esses momentos de ampliação dos contatos com a comunidade e a visibilidade das ações de humanização no setor de saúde se constituem em fórmula para se alcançar a melhoria nos referidos serviços, completou Amaro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG