Programa Mais Irrigação prevê investimentos também nos projetos Jaíba e Gorutuba

Lançado nesta terça-feira (13/11) pela presidente Dilma Rousseff, Programa Mais Irrigação prevê investimentos também nos projetos Jaíba 3 e 4 e Gorutuba.
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (Sedvan), participou nesta terça-feira (13/11), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), da cerimônia de lançamento do Programa Mais Irrigação, coordenada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, com a presença de várias autoridades e técnicos, incluindo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e governadores estaduais.
Na véspera, o secretário Gil Pereira esteve no gabinete em audiência com o ministro Fernando Bezerra, para esclarecimentos sobre o andamento das providências administrativas e técnicas relacionadas à construção da Barragem de Jequitaí, que viabilizará o projeto de irrigação de mesmo nome: “O ministro Bezerra informou-me que as propostas da licitação serão abertas no dia 11 de dezembro deste ano, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)”, disse Gil Pereira.
Ao citar que o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira, o secretário lembrou o “seu empenho em viabilizar todas as iniciativas que se relacionem ao Programa Água para Todos e ao objetivo de dotar o Norte e Nordeste do Estado de melhor infraestrutura hídrica, reduzindo o sofrimento da população provocado pelos períodos de seca.”

Norte de Minas
Com abrangência total prevista em torno de 539 mil hectares irrigados e previsão de R$ 10 bilhões em investimentos (destes R$ 7 bilhões virão  iniciativa privada sob a forma de PPPs), o Programa Mais Irrigação é dividido em quatro eixos e estará presente em 66 áreas de 16 estados brasileiros:
Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantis. Portanto, além dos Nordeste, serão contempladas as regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Sudeste, sendo nesta última área geográfica o Programa voltado somente para o Norte de Minas.
No Norte de Minas, o Mais Irrigação vai acelerar etapas de três grandes projetos: Jequitaí (18 mil hectares da 1ª fase e 17 mil hectares da 2ª fase, totalizando 35 mil hectares de área irrigada); Jaíba 3 e 4 (ampliação - 24 mil hectares da 1ª fase); e Gorutuba (restauração e ampliação – 5,8 mil hectares de área irrigada).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. O QUE NAO PODE ACONTECER E PEGAR OS TUBOS, ENTREGAR PARA UM VEREADOR BANDIDO CHAMADO D ELEO DE BEM QUE FEZ POLITICA COM TUDOS DA CODEVASF. ISSO E CADEIA.
    CHAMAMOS ATENÇÃO TAMBEM DO DIMAS RODRIGUES QUE PERMITIU ESTA SITUAÇÃO. PORQUE ISSO AINDA ACONTECE EM JANAUBA.
    EU ESTAREI NO PE DE CADA UM DE VOCES
    ME AGUARDE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos