Projeto Transformar beneficia jovens rurais em Itacarambi

Após concluírem recente curso do Projeto Transformar, na região, 14 jovens rurais da comunidade rural de Várzea Grande e dois de Caraíbas, no município de Itacarambi, Norte de Minas,  se preparam agora para serem capacitados em pomar doméstico. Desta vez com recursos do Minas Sem Fome (MSF), que prevê a distribuição de mudas frutíferas para o plantio em quintais.
A informação vem do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio do extensionista agropecuário Mauro Cézar Asseruy.
- Ainda não temos data, mas deverá ser ainda nesta semana, afirma Cézar.
Segundo ele, os próprios jovens optaram pela fruticultura e a equipe técnica aproveitou para dar continuidade à preparação deste mesmo público-alvo do projeto. De acordo o extensionista da Emater-MG,  os jovens passaram por  capacitação do Transformar, numa agenda que incluiu palestras técnicas, exposição do programa e confecção de diagnóstico da realidade deles, no contexto das comunidades onde vivem. Pra quem não sabe a comunidade de Várzea Grande é tradicional na produção de farinha de mandioca, cachaça e rapadura. Já a comunidade de Caraíbas, ficou conhecida nacionalmente por um fato trágico, em dezembro de 2007, quando registrou a primeira e até agora única vítima de um terremoto no país.
Ao lado de outros jovens rurais dos municípios de Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões, a turma de Itacarambi do Transformar teve aulas práticas com professores da escola agrotécnica de Januária, conhecida como INMFET. As aulas abordaram temas da agricultura orgânica, Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, bovinocultura, suinocultura, avicultura de corte e de postura.

Turismo rural
Um dos destaques da capacitação destes jovens de Itacarambi aconteceu durante o encerramento do curso do Transformar, com uma visita técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, na divisa dos municípios de Januária e Itacarambi. Na ocasião,  os jovens agricultores tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho da Emater-MG em favor da exploração sustentável dos recursos naturais. Também pela  primeira vez puderam conhecer de perto os sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres e as cavernas formadas pelas águas do Rio Peruaçu.
Muitos destes jovens, segundo o extensionista Mauro Cézar,  testemunharam na última década o impacto nocivo de práticas desordenadas da agricultura e pecuária no Rio Peruaçu, que teve diminuído o volume de água, secando em alguns trechos, em decorrência do desmatamento da mata ciliar e topo de morro.
- A Emater-MG, por meio do Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, realizou no período de 2010 e 2011, a construção de terraços, bacias de captação de água de enxurradas, cercamento da mata ciliar e  topo de morro, além de proteção das nascentes, relembra.
Ainda conforme o técnico local da Emater-MG de Itacarambi, com a visita ao parque, os jovens do Transformar puderam vislumbrar um futuro promissor, tendo em vista a implantação de um turismo ecológico rural, quando a área for aberta à visitação pública, a partir de 2014, propiciando oportunidades alternativas de renda para a juventude local, seja como guias, hospedagens para os turistas ou programação de passeios para mostrar a produção da agroindústria da região.

Transformar
O Projeto Transformar foi implantado no Estado em 2006 e desde então vem beneficiando muitos jovens do meio rural mineiro, filhos de agricultores. Até este mês de outubro, o projeto capacitou 875 rapazes e moças,  em um total de 25 cursos, nas 32 regionais da Emater-MG. Para este ano, a meta é fechar com a capacitação de 900 jovens rurais, segundo a gestora estadual do projeto, Maria Helena Silva. Ela explica que ao final da capacitação, o jovem está apto a construir um projeto, de acordo as próprias habilidades e a realidade em que vive, podendo se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o próprio negócio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe