Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Montes Claros volta a ser atingida por tremor de terra

A cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, voltou a ser atingida por um tremor de terra na tarde desta quarta-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o abalo foi sentido somente no bairro Jardim Brasil e não há registro de feridos ou danos materiais.
Segundo o soldado Adriel, o tremor foi de baixa intensidade e a corporação recebeu apenas duas ligações de moradores. "Eles ligaram para perguntar se a gente estava sabendo de mais um tremor, por que eles sentiram as coisas tremeram em casa", afirma o militar. O Corpo de Bombeiros entrou em contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília mas, até às 18h, não havia detalhes do incidente.
Desde o mês de maio, as Universidades de Brasília e São Paulo instalaram sismógrafos na cidade. Os equipamentos são capazes de transmitir informações sobre as ocorrências, via satélite, no momento em que são registradas. Apesar disso, os equipamentos não permitem prever quando novos tremores podem ocorrer nem a extensão dos abalos.

Reincidência
No mês passado, pelo menos 16 bairros de Montes Claros sentiram o abalo, que atingiu 2,9 graus na escala Richter. O novo tremor deixou a população em alerta e cerca de 120 ligações foram direcionadas aos bombeiros em poucas horas.
Durante o mês de maio, seis tremores de terra foram sentidos em Montes Claros em um intervalo de dez dias. O mais forte, no dia 19, atingiu 4,2 graus na escala Richter.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG