No Norte de Minas, só não doa órgãos quem não quer

A estudante Jordana Evangelista Mota, de 16 anos, se submeteu ao transplante

A captação de órgãos humanos no Norte de Minas passará a ser realizada também nas cidades de Brasília de Minas, Janaúba, Pirapora e Taiobeiras, onde existem CTIs adultas, descentralizando o serviço que ocorria apenas em Montes Claros.
Desde 2005 foram realizadas 1.406 doações de órgãos, com as córneas liderando com 1.149 doações; rim, com 220 doações, e fígado, iniciado em 2011, com 37 doações. A coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) no Norte/Nordeste de Minas, Sônia Rodrigues Cruz, espera que a descentralização permita captar mais doações.

Doações
Em 2011, foram realizadas 419 doações e 107 transplantes. Neste ano, até setembro ocorreram 177 doações e foram realizados 82 transplantes. A expectativa é de que seja efetivado o credenciamento de transplante de medula óssea, que está em tramitação no Ministério da Saúde, e de coração, ainda em fase inicial.
A unidade de Pirapora está funcionando integralmente, fazendo a captação e a extração dos órgãos, enquanto em Brasília de Minas, Janaúba e Taiobeiras os entendimentos foram realizados na última semana, com visita aos médicos do CTI. Como nestes locais não existem neurologistas, a captação será feita pela equipe local quando o paciente está com morte cerebral e será trazido para Montes Claros, onde ocorrerá a retirada dos órgãos na Santa Casa, que é credenciado neste setor.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: HD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe