Novo abalo sísmico é sentido por moradores de Montes Claros

Tremor registrado nesta terça foi o 41º ocorrido no munícipio desde 2008
Um novo tremor de terra foi sentido na tarde desta terça-feira (7) em Montes Claros, no Norte de Minas. O abalo foi mais forte no Grande Santos Reis, onde estão localizadas as pedreiras, o que levou os moradores a ficarem preocupados. O tremor ocorreu por volta das 17 horas e foi o 41º registrado na cidade desde 2008.
No entanto, a Defesa Civil explicou que nesta terça ocorreu uma detonação pela JLX Mineração, uma das três pedreiras da cidade. Até o fim desta tarde, nem o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, nem o Instituto de Astronomia e Geociências da Universidade de São Paulo tinham identificado a magnitude dos tremores.
Outro tremor de terra ocorreu na última sexta-feira (3) e foi provocado por detonação na mesma pedreira. A USP levantou esta possibilidade nesta terça, quando mostrou que o abalo foi registrado tanto na Estação Sismográfica de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, como também na Serra do Facão, a 500 quilômetros de Montes Claros. O epicentro do tremor foi a 3 quilômetros a norte da Mineradora JLX, na BR 135, saída de Januária. A Comdec confirmou que naquele dia, às 15 horas, a pedreira fez uma explosão.

Desastre
A Secretaria Nacional de Defesa Civil e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais lançarão um novo modelo de informação sobre desastres, durante o I Seminário de Implantação e Capacitação do Sistema Informatizado de Informação de Desastre (FIDE).
O Sistema integrado de Informações sobre Desastre foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e unificará e digitalizará as informações de todos os danos causados por catástrofe natural em todo Brasil. Até agora, as Prefeituras usavam o formulário de Avaliação de Danos (Avadan), que era enviado ao Estado e a União de forma manuscrita.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos