O Restaurante Bandecão te ensina: Arroz Cremoso de Bacalhau; Um Toque de Sabor Mediterrâneo com Alma Mineira!

Imagem
Janaúba, MG – Que tal trazer o sabor sofisticado do bacalhau para a sua mesa de uma forma cremosa e cheia de personalidade? Nosso Arroz Cremoso de Bacalhau é uma receita que combina a tradição do arroz de forno com a riqueza do bacalhau, vegetais frescos e um toque de cremosidade que o torna irresistível. É um prato que, apesar de parecer elaborado, é bastante acessível e perfeito para um almoço especial de fim de semana ou um jantar aconchegante. O bacalhau, com seu sabor marcante, encontra o arroz e se une aos pimentões coloridos, cebola, azeitonas e um molho cremoso que envolve tudo. É um casamento de sabores que agrada ao paladar e aquece a alma, ideal para quem busca uma opção deliciosa e diferente para usar esse peixe tão versátil. Por que esse Arroz Cremoso de Bacalhau vai te encantar? Porque ele é uma refeição completa em um só prato, fácil de fazer e com um resultado que impressiona. A combinação de texturas e o sabor intenso do bacalhau com a cremosidade do arroz farão des...

ESTIAGEM MATA GADO POR FALTA DE COMIDA

Mais de 300 cabeças de gado morreram e outras 3.000 foram vendidas em Monte Azul, no Norte de Minas, por causa da pior seca dos últimos 50 anos, que deixou um rastro de desolação na zona rural. E segundo especialistas, o quadro deverá se agravar ainda mais com o início do período seco.
Os dados mostram que nos últimos 12 meses, Monte Azul teve apenas 417,6 milímetros de chuvas, sendo 133,7 neste ano. As próximas chuvas estão sendo esperadas para outubro. Até lá, o abastecimento das comunidades rurais ocorre através de caminhões-pipas e abertura de poços.
O coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Monte Azul, Antônio Carlos Dias Araújo, explica que a seca está atingindo um dos piores indicadores dos últimos tempos. O município sempre manteve uma média histórica de 796 milímetros de chuva, conforme levantamento realizado pela Emater de 1977 a 2006.
Conforme a Emater, as chuvas sempre são concentradas de outubro a março. No mês de dezembro, a média sempre foi de 180 milímetros, mas na safra passada foi de 85,2 milímetros; enquanto em janeiro, sempre foi de 145 mm e neste ano, chegou a 83,6 milímetros.
Com os índices pluviométricos de 417,6 mm da safra 2011/2012 foram insuficientes para atender a demanda mínima da produção de milho, mamona e mandioca, que precisam de 500 milimetros. Somente o sorgo é que precisa de apenas 400 milímetros. O rebanho de Monte Azul de 30.780 cabeças de gado, no início da safra em outubro, caiu para 26 mil cabeças. Antônio Carlos Dias lembra que os animais começaram a perder peso, por falta de pastagens. Tem caso de um animal com 18 arrobas que perdeu três arrobas. Com medo de maiores perdas, os pecuaristas estão vendendo o gado para criadores de outras regiões mineiras.
A microrregião da Serra Geral tem um rebanho de 617 mil cabeças de gado, conforme dados da Emater, que permitiria uma produção de 301 mil litros de leite por dia e desde o mês de abril passou a apresentar uma queda de 30%, ou seja, 90 mil litros por dia, que em valores de R$ 0,70 o litro, implica em R$ 63,3 mil por dia de prejuízo. Com o agravamento da seca, acabou a pastagem para alimentar o gado e até mesmo a ração de cana-de-açúcar também acabou. Os prejuízos dobraram.
O agrônomo Arquimedes Batista Neves Teixeira, coordenador regional da Emater na Serra Geral explica que nessa quinta-feira, 3, será concluído o relatório dos danos causados pela seca nos 17 municípios mais afetados pela estiagem, mas lembra que o gado está enfraquecendo por causa do fim da pastagem. A veterinária Milena Maia, do Instituto Mineiro de Agropecuária em Janaúba, explica que o rebanho está afetado principalmente dos pequenos produtores rurais e que o esforço agora é evitar as carcaças a céu aberto, para não transmitir doenças.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo