Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Fabrício Gonzaga janaubense de coração

O Instituto Cervantes apresenta, de 1º a 25 de fevereiro, a exposição “Barcelona em Pedaços”.  A exposição mostra Barcelona em composicões fotográficas construídas a partir de fragmentos da cidade registrados por Fabrício Gonzaga.  O fotógrafo mostra Barcelona como um grande mosaico de pessoas e elementos urbanos – referência inevitável ao artista Gaudí.  Gonzaga evidencia em suas imagens as sensações de viver na cidade catalã, a seus olhos fragmentada em espaços e tribos, instiga a curiosidade sobre os objetos observados e convida o espectador a descobrir novos mundos e formas de viver.

No primeiro dia da exposição, às 19h30, haverá uma palestra de apresentação com o artista sobre a mostra e sobre o programa Descobrir Espanha, que tem como objetivo mostrar os diferentes aspectos da cultura deste país contando com a participação de brasileiros que lá estiveram vivendo e grandes figuras do pensamento espanhol.

A exposição pode ser visitada no Espaço Cultural do Instituto Cervantes. De segunda a sexta-feira, de 8h às 21h. Sábados, de 8h às 14h. Entrada franca.

Sobre o artista


Fabrício Gonzaga nasceu no dia 27 de agosto de 1985, em Belo Horizonte, e morou toda sua infância em Janaúba, pequena cidade do norte de Minas Gerais. Aos 15 anos, voltou para a capital mineira e, em seguida, terminou seu ensino médio em Des Moines, Estados Unidos, por meio de programa de intercâmbio estudantil. Graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília em 2008, ano em que ingressou na carreira diplomática. Mora atualmente em Brasília e trabalha no Ministério das Relações Exteriores. Sua experiência com fotografia iniciou-se em 2010, ao fazer um curso básico em Brasília. Em maio do mesmo ano, participou do curso "Taller de Iluminación", do Instituto Superior de Desenho e Escola de Imagem (IDEP) da cidade de Barcelona. Nesse  período, realizou o trabalho fotográfico desta exposição.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo