Governo de Minas contempla 1,7 mil famílias do Grande Norte com novas casas


Um total de 4.388 famílias mineiras passou a ser dono de casa própria em 122 municípios em todas as regiões do estado, graças ao esforço de venda feito pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) por meio de uma força tarefa que mobilizou cerca de 60 funcionários da empresa. Outras 800 famílias de 25 municípios ainda serão atendidas com as vendas que acontecerão do próximo dia 21 até 05 de dezembro. Na região do Grande Norte – Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, estão sendo beneficiadas 1,7 mil famílias residentes em 44 municípios.

As casas comercializadas estão em diferentes fases de construção. Porém, desde já ficam preparadas, no aspecto legal, para serem entregues aos futuros mutuários, tão logo se concluam as obras de construção das novas moradias e da infraestrutura dos conjuntos habitacionais, sob responsabilidade das prefeituras.

As vendas se iniciaram no final de agosto, depois que o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, determinou que a Chefia de Gabinete, juntamente com a Gerência de Comercialização e outras diversas gerências da Companhia, organizasse a regionalização do trabalho.

A região do Norte de Minas, com 1.160 famílias e 28 municípios; e o Jequitinhonha, com 540 famílias e 16 cidades são as regiões com maior número de pessoas beneficiadas com o acesso à casa própria. Nas demais regiões, os beneficiários se distribuem até agora de acordo com os seguintes números de moradias e municípios: Alto Paranaíba: 290 casas em oito cidades; Campo das Vertentes: 140 em quatro; Central: 195 em sete; Centro Oeste de Minas: 288 também em sete; Rio Doce, 360 em 11 cidades; Mucuri, 150 em seis; Noroeste de Minas, 210 também em seis; Sul de Minas, 414 em 14; Triângulo Mineiro, 441 em nove cidades; e Zona da Mata, 180 em seis municípios.

SUBSÍDIOS

Durante a comercialização, os cabeças das famílias selecionadas em cada município, dentre os candidatos à aquisição da casa própria, participam do sorteio que destina a cada um a casa em construção em determinado conjunto habitacional. Na mesma ocasião, o futuro mutuário também assina o contrato da parte do custo de construção da casa que é financiada, já que a outra parte é coberta por subsídios dados pelo Governo de Minas, por meio do Lares Geraes Habitação Popular, somados aos do Minha Casa,. Minha Vida, programa do Governo Federal.

Para uma família com renda de 1 salário mínimo, maior percentual dentre os mutuários, o subsídio total chega a 50% do custo da casa padrão COHAB MINAS, que se assenta em lote de até 200 m² e tem 36,27 m² de área construída subdividida em 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa coberta.

As famílias beneficiadas pela casa própria contam ainda com infraestrutura completa de urbanização – redes de energia elétrica, água e esgoto -, quase sempre implantada pela Cemig e Copasa e custeada pelo município conveniado com a COHAB, o qual também doa o terreno onde se implanta o conjunto habitacional.

No esforço de comercialização, realizado em moldes de força tarefa para evitar atrasos na entrega das unidades habitacionais, foram envolvidos 61 empregados da Companhia de Habitação, sendo 31 da sede, lotados nas gerências de Comercialização; Negociação e Arrecadação; Administração de Contratos; e Tecnologia da Informação; bem como 30 empregados dos escritórios regionais de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, São João Del-Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vespasiano.

Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos