Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

ANIVERSÁRIO DE DOIS ANOS DO 51° BPM



O 51º Batalhão de Polícia Militar completará dois anos no próximo dia 13 de novembro. No entanto, o percurso da unidade até sua elevação a batalhão foi longo e conta com a participação de valorosos policiais e a mobilização da comunidade da Serra Geral de Minas.

Com a criação do 10º BPM, em Montes Claros, nos anos 50, ficou estabelecido que o Destacamento da Polícia Militar nas cidades de Francisco Sá e Grão Mogol fariam as patrulhas na cidade de Janaúba. Os policiais deslocavam a Janaúba montados em burros ou cavalos.

No ano de 1962, instalou-se a fração da Polícia Militar em Janaúba, inicialmente composta por 04 militares. Assim, com o decorrer dos anos a organização da fração foi evoluindo e no ano de 1994, a cidade se tornou uma Companhia Especial de Polícia Militar, subordinada ao 10º Batalhão em Montes Claros.

Antes de Janaúba se tornar um batalhão da Polícia Militar, foi ainda a 12ª Companhia Independente, instalada em 18 de dezembro de 2002, na ocasião, comandada pelo Major Brasileiro. O 51º BPM foi criado em 13 de novembro de 2009, extinguindo a 12ª Cia PM Independente. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo na região do extremo Norte de Minas, localizada na bacia do rio São Francisco, tendo vários rios como seus afluentes, como o rio Gorutuba, rio Verde Grande e rio Mosquito.

A área de responsabilidade da UEOp possui 18.625 Km², estando dividida em 15 municípios, sendo: Janaúba (sede), Verdelândia, Jaíba (Companhia), Nova Porteirinha, Porteirinha (Companhia), Riacho dos Machados, Mato Verde, Serranópolis de Minas, Pai Pedro, Catuti, Espinosa (Companhia), Monte Azul, Mamonas, Gameleiras e Matias Cardoso. Além dos municípios, possui 19 distritos e 295 povoados, perfazendo uma população de aproximadamente 265.812 habitantes.

Janaúba é uma cidade polo do extremo Norte de Minas, sendo o município que mais cresce nesta região. Está localizado às margens do Rio Gorutuba e possui grande potencial turístico. Em razão destes aspectos foi escolhida para ser a sede do batalhão.

Desde a criação do batalhão na Região da Serra Geral de Minas, a comunidade local obteve ganhos significativos na promoção da paz social. Houve aumento no número dos policiais militares que trabalham na região, houve aumento de viaturas e em consequência, ocorreu significativa redução da criminalidade em todas as cidades sob responsabilidade do batalhão.

Especificamente em Janaúba houve a setorização do policialmente, o que aproximou a Polícia Militar da comunidade. Ocorreu a chegada de novos sargentos o que representou ganhos no desempenho da atividade operacional. Por fim, foram obtidas melhorias na infraestrutura do batalhão, o que representou melhorias tanto para o público externo, quanto para o público interno.

Ao completar dois anos de criação o 51° Batalhão de Polícia Militar ainda possui muitos desafios a serem superados, mas ao observar seu percurso histórico, nota-se que muitos obstáculos foram superados. A população da Serra Geral de Minas pode ter a certeza que cada profissional integrante do batalhão busca desenvolver seu trabalho com excelência e compromisso na busca da paz social.


Sargento Elton Freitas
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 51° BPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG