Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Bombeiros combatem vários focos de incêndio em Minas neste domingo

Na Serra da Moeda, em Itabirito, ainda são vistos dois focos
O Corpo de Bombeiros segue com os trabalhos de combate a focos de incêndios em várias partes do Estado, neste domingo (2). No Parque Nacional da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas, quatro militares e 40 brigadistas tentam controlar o fogo. Já foram queimados aproximadamente 1.500 hectares de vegetação e o fogo castiga a região há seis dias.
De acordo com funcionários do Instituto Chico Mendes, há suspeita de que o incêndio seja criminoso. Devido ao risco de acidentes, o parque está fechado para visitas por tempo indeterminado.
Oitenta e cinco militares, sete brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e cinco brigadistas da Companhia de Saneamento (Copasa) também estão mobilizados no rescaldo ao incêndio do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Grande BH. A estimativa é que pelo menos 80% da área tenha sido devastada.
Na Fazenda Canoas, em Montes Claros, no Norte de Minas, as chamas consomem a vegetação há uma semana e os focos ainda persistem em vários pontos. Trabalham no local nove bombeiros e 30 funcionários de fazendas vizinhas.
Na reserva indígena Xacriabás, o incêndio teve início na sexta-feira (30) e ainda não foi controlado. Já foram devastados aproximadamente 700 hectares e cinco bombeiros permanecem no local por tempo indeterminado.
Já na região Central do Estado, dois focos de incêndio são combatidos às margens da BR-040, na Serra da Moeda, no município de Itabirito, sendo um próximo à antiga fábrica da Skol e outro em um local conhecido como Curva do Cavalo. Foram empenhados quinze bombeiros em cada uma das frentes de combate, que são feitas com auxílio de chicotes, abafadores e bombas costais.


Pablo de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga