Uma semana de fogo


Cerca de 5 mil hectares de área são queimados entre Montalvânia e Manga provocando a morte de várias espécies de animais silvestres e mata nativa.

Um incêndio iniciado no dia 13, sábado, numa região entre Montalvânia e Manga, atingiu cerca de 5 mil hectares de área, provocando a morte de várias espécies de animais silvestres e mata nativa.
O fogo só foi totalmente controlado no último domingo (21), uma semana depois do início, pela brigada de incêndio PrevFogo/Ibama de Itacarambi, em parceria com o 7º BBM Corpo de Bombeiros de Janaúba e Montes Claros.
De acordo com o chefe da brigada em Itacarambi, Lázaro Vieira Pimenta, o incêndio chegou ao nível 3, o que quer dizer emergência declarada de interesse nacional. Lázaro disse ainda que o fogo por pouco não atingiu o parque Estadual da Mata Seca, o Rio Japuré, a comunidade de Pequi, todas em Manga, além da aldeia Xacriabás, em São João das Missões.
Em contato com a Polícia Florestal de Manga, o cabo Luciano informou que há suspeita de que dois integrantes de um grupo que invadiu a fazenda Marilândia, na região da Baixa Funda, tenham sido os autores do incêndio e por isso a ocorrência foi registrada como incêndio criminoso.

O cabo disse que as pessoas não quiseram dar informação oficialmente por medo de represália. As investigações agora estão por conta da Polícia Civil.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe