Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Uma semana de fogo


Cerca de 5 mil hectares de área são queimados entre Montalvânia e Manga provocando a morte de várias espécies de animais silvestres e mata nativa.

Um incêndio iniciado no dia 13, sábado, numa região entre Montalvânia e Manga, atingiu cerca de 5 mil hectares de área, provocando a morte de várias espécies de animais silvestres e mata nativa.
O fogo só foi totalmente controlado no último domingo (21), uma semana depois do início, pela brigada de incêndio PrevFogo/Ibama de Itacarambi, em parceria com o 7º BBM Corpo de Bombeiros de Janaúba e Montes Claros.
De acordo com o chefe da brigada em Itacarambi, Lázaro Vieira Pimenta, o incêndio chegou ao nível 3, o que quer dizer emergência declarada de interesse nacional. Lázaro disse ainda que o fogo por pouco não atingiu o parque Estadual da Mata Seca, o Rio Japuré, a comunidade de Pequi, todas em Manga, além da aldeia Xacriabás, em São João das Missões.
Em contato com a Polícia Florestal de Manga, o cabo Luciano informou que há suspeita de que dois integrantes de um grupo que invadiu a fazenda Marilândia, na região da Baixa Funda, tenham sido os autores do incêndio e por isso a ocorrência foi registrada como incêndio criminoso.

O cabo disse que as pessoas não quiseram dar informação oficialmente por medo de represália. As investigações agora estão por conta da Polícia Civil.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG