Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Acidente mata nove quilombolas

Um grave acidente na tarde de ontem deixou nove mortos e 11 feridos na BR-122, na altura da cidade de Janaúba, no Norte de Minas. As vítimas eram quase todas parentes e moravam em Catuti, também no Norte de Minas Gerais. O grupo viajava para participar de uma festa de quilombolas, em Montes Claros, na mesma região, quando a van em que estava capotou na rodovia.

De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros, Cosme Damião Ribeiro, que participou do socorro às vítimas, a van seguia no sentido de Montes Claros quando a roda dianteira do veículo se soltou e a van capotou por quatro vezes na pista, antes de se chocar com uma árvore.

Com a violência do impacto, a maior parte das vítimas foi arremessada para fora do veículo e os corpos ficaram espalhados na via. Entre os feridos estava uma criança de 1 ano, que não sofreu nada grave. As vítimas moravam na zona rural de Catuti e faziam parte da comunidade quilombola Malhada Grande, do município. O grupo viajava para fazer uma apresentação de dança
em Montes Claros.

Natalícia
Antunes da Silva, de 26 anos, conta que o acidente foi muito rápido. Ela perdeu o pai, Mariano Matos da Silva, um tio e um primo na tragédia. "Estou arrasada. A roda soltou e o carro capotou várias vezes. Quase toda a minha família está internada. Por sorte, não tive nada", disse Natalícia.

Até a tarde de ontem, três vítimas haviam sido identificadas, Mariano Matos da Silva, de 68 anos, Alberto dos Santos, de 51 anos e Aristides Fernandes de Souza, de 53 anos. O motorista, que também morreu no local, só foi identificado como Sinvaldo. Ele trabalhava fazendo o transporte de alunos para a prefeitura de Catuti.

Uma das alunas disse que toda a cidade ficou chocada. "Todo mundo conhecia o Sinvaldo. Ele era ótimo motorista e muito querido por todos", disse a jovem Luana Almeida, de 15 anos.

Segundo os bombeiros, as vítimas foram levadas com ferimentos leves e pequenas fraturas para o Hospital Regional de Janaúba, a 40 km de Catuti. Os bombeiros não souberam informar se a van transportava um número de passageiros superior ao seu limite.


Pablo de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG