Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Prefeito de Catuti decreta luto oficial após acidente matar nove em Janaúba

Hélio Pinheiro, prefeito de Catuti, no Norte de Minas, decretou luto oficial de três dias na cidade, após nove quilombolas morrerem em um acidente com uma van, na BR-122, na altura da cidade de Janaúba, também no Norte de Minas, na tarde de sábado (20).

"A cidade toda está muito triste. As pessoas que morreram eram muito conhecidas aqui”, disse o prefeito, que informou que todos os corpos serão enterrados na tarde deste domingo (21).

Segundo o prefeito, oito dos nove mortos estão sendo velados em Catuti. O velório do motorista ocorre na sede do município. Os das demais vítimas acontecem no distrito de Barreiro Branco (onde a maior parte dos quilombolas morava) e redondezas. Um outro corpo é velado no município vizinho de Monte Azul.
"A ideia inicial era fazer um velório único, mas não houve possibilidade. Então estamos trabalhando para atender a vontade de cada uma das famílias. Vamos respeitar o que elas querem. Também queríamos fazer uma missa de corpo presente para todos, mas não será possível. Vão acontecer várias missas ao longo do dia", afirmou o prefeito.

Os quilombolas que morreram no acidente faziam parte da comunidade de descendentes de escravos Malhada Grande e estavam indo para Montes Claros, também no Norte de Minas, para fazer uma apresentação de dança em uma festa típica da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu após a roda dianteira da van, onde o grupo estava, se soltar. O veículo capotou na rodovia e se chocou com uma árvore. Onze pessoas ficaram feridas.
Sobre o fato de o veículo estar com o número de passageiros acima da capacidade permitida, o prefeito disse que uma comissão da prefeitura vai apurar o fato. "O veículo foi cedido ao grupo para que eles viajassem e se apresentassem em Montes Claros. Pelas informações que recebi, o motorista, ao sair do distrito, não voltou à sede do município. Já pegou outras estradas, cortando caminho. Então não foi possível verificar se o veículo estava com mais passageiros do que o permitido. Mas ainda não temos nenhuma informação oficial, temos que aguardar".


Pablo de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG