Matias Cardoso realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde sob liderança da prefeita Pretinha

Imagem
Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, Matias Cardoso sediará a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um evento que promete reunir representantes do poder público, profissionais da área e a sociedade civil para discutir e propor melhorias no sistema de saúde local. Com o tema central “Juntos por uma Nova Matias”, a conferência será realizada a partir das 8h, no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura. O encontro é uma oportunidade para debater políticas públicas, ampliar a participação popular e planejar ações que tornem o atendimento em saúde mais democrático, eficiente e próximo das necessidades da população. A programação inclui palestras, grupos de trabalho e momentos de escuta, nos quais moradores poderão apresentar demandas e sugestões para aprimorar os serviços. Uma prefeita que representa o povo A realização desta conferência acontece em um momento de destaque para a gestão municipal. À frente do Executivo está Maria de Lourdes Rodrigues da Silva Filha Cordeiro, a Pr...

Casa de pedreiro tem muro derrubado 28 vezes em acidentes de carro em SC


O aposentado Irineu de Tofol, 68 anos, mora em uma casa no Bairro Nova Brasília, em Joinville (SC), há 38 anos, mas por "obra do destino" não consegue deixar de lado o ofício que lhe deu sustento por anos: o trabalho de pedreiro. Esta semana ele vai começar a reconstruir o muro de sua casa pela 28ª vez. O motivo é sempre o mesmo há dez anos, os acidentes de carros.
Na tarde deste domingo (21), a motorista de um carro perdeu o controle do veículo, subiu na calçada e atingiu o portão e o muro da residência do pedreiro aposentado. "Ela ainda atingiu o guard-rail que foi colocado pela equipe de trânsito da cidade para proteger minha casa depois de tantos acidentes aqui", disse Tofol.
O equipamento de proteção existe na calçada, diante da casa do pedreiro, há quatro anos. "Nesse período, nunca mais tinha derrubado meu muro. Essa foi a 28ª vez. Mas mesmo assim, por imprudência dos motoristas, os acidentes continuaram a acontecer com os carros parando no guard-rail", disse o morador.
Por conta das constantes reformas que teve de fazer no muro, Tofol disse que tem material de construção estocado em casa. "Nem todos os motoristas que quebraram meu muro pagaram pelo reparo. Dessa vez, só faltam os tijolos, o restante do material eu tenho em casa. A motorista, dessa vez, não se machucou e disse que ajudaria com meu muro", afirmou o pedreiro aposentado.
Tofol disse que já pediu a instalação de uma lombada na rua ou algum equipamento que obrigue os motoristas a dirigir em velocidade reduzida. "Os acidentes começaram quando fizeram as calçadas e asfaltaram a rua, que era de terra. Isso porque nem moro em uma esquina, mas no trajeto de uma curva. Mesmo sendo plana a rua, os motoristas que abusam."


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira