Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Casa de pedreiro tem muro derrubado 28 vezes em acidentes de carro em SC


O aposentado Irineu de Tofol, 68 anos, mora em uma casa no Bairro Nova Brasília, em Joinville (SC), há 38 anos, mas por "obra do destino" não consegue deixar de lado o ofício que lhe deu sustento por anos: o trabalho de pedreiro. Esta semana ele vai começar a reconstruir o muro de sua casa pela 28ª vez. O motivo é sempre o mesmo há dez anos, os acidentes de carros.
Na tarde deste domingo (21), a motorista de um carro perdeu o controle do veículo, subiu na calçada e atingiu o portão e o muro da residência do pedreiro aposentado. "Ela ainda atingiu o guard-rail que foi colocado pela equipe de trânsito da cidade para proteger minha casa depois de tantos acidentes aqui", disse Tofol.
O equipamento de proteção existe na calçada, diante da casa do pedreiro, há quatro anos. "Nesse período, nunca mais tinha derrubado meu muro. Essa foi a 28ª vez. Mas mesmo assim, por imprudência dos motoristas, os acidentes continuaram a acontecer com os carros parando no guard-rail", disse o morador.
Por conta das constantes reformas que teve de fazer no muro, Tofol disse que tem material de construção estocado em casa. "Nem todos os motoristas que quebraram meu muro pagaram pelo reparo. Dessa vez, só faltam os tijolos, o restante do material eu tenho em casa. A motorista, dessa vez, não se machucou e disse que ajudaria com meu muro", afirmou o pedreiro aposentado.
Tofol disse que já pediu a instalação de uma lombada na rua ou algum equipamento que obrigue os motoristas a dirigir em velocidade reduzida. "Os acidentes começaram quando fizeram as calçadas e asfaltaram a rua, que era de terra. Isso porque nem moro em uma esquina, mas no trajeto de uma curva. Mesmo sendo plana a rua, os motoristas que abusam."


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG