Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Parte do PMDB em MG pede expulsão de ex-governador
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
O PMDB está em pé de guerra em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (11), parte da executiva estadual do partido, coordenada pelo vice-presidente do diretório mineiro da legenda, deputado federal Leonardo Quintão, pediu formalmente a expulsão do ex-governador e também deputado federal Newton Cardoso do partido. Um dos políticos mais polêmicos do Estado, o ex-governador é inimigo declarado da atual direção peemedebista, além de crítico da candidatura de Quintão à Prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, e da candidatura ao governo, ano passado, do ex-senador Hélio Costa, também ligado aos atuais dirigentes.
A gota d'água da briga interna foi a denúncia de que haveria funcionários "fantasmas" na Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), dirigida pelo peemedebista João Alberto Lages. O grupo de Quintão, ao qual Lages está ligado, atribui a divulgação do caso a Cardoso. "Eu indiquei a Maria Lúcia, minha ex-mulher, para a Ceasa, mas eles querem o cargo para manter a roubalheira. (Mas) eu não denunciei nada. Foi o Ministério Público. É erro deles e estão me atacando para se defender", afirmou o ex-governador. Lages negou a existência de "fantasmas" na Ceasa.
Porém, o caso adicionou combustível à disputa interna que já se arrasta pelos últimos anos. No pedido de expulsão, apresentado nesta segunda durante reunião do diretório estadual, os peemedebistas acusam Cardoso de "sistematicamente" prejudicar candidatos do partido no Estado. O documento lista as candidaturas de Quintão e de Costa, além a de Ronan Tito ao governo estadual em 1990 e, em 2002, a reeleição do ex-presidente Itamar Franco, então chefe do Executivo mineiro.
Além disso, o grupo cita entrevistas recentes de Newton Cardoso, nas quais o ex-governador afirmou que a legenda é dirigida em Minas por "bandidos" e classificando como "bando" a executiva estadual. "O representado praticamente toda semana aponta sua artilharia para o diretório estadual e também aos dirigentes e lideranças partidárias", afirma o documento encaminhado ao Conselho de Ética do partido.
O ex-governador afirma não se preocupar com o pedido. "Sou da executiva nacional e eles não podem me julgar", afirmou Cardoso, que participou da fundação do então MDB, ainda durante o regime militar. E garante ter apoio da direção nacional peemedebista. "O Michel (Temer, vice-presidente da República e presidente licenciado do partido) já me ligou hoje. Companheiros meus estão preocupados com essa perseguição", disse. O Conselho de Ética tem 48 horas para se pronunciar sobre o pedido de expulsão.
Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, uma jovem identificada por Rosely Oliveira, segundo informações, teria atentado contra a própria vida, atingindo com disparos de arma de fogo próximo da cabeça, na rua do Instituto Federal em Porteirinha, Norte de Minas Gerais. Ainda segundo informações oficiosas, a jovem estaria grávida. A vítima veio à óbito no local. Conforme testemunha, a moça trabalhava na Prefeitura com Pablo, genro do prefeito Juracy Freire, que também cometeu o mesmo ato recentemente, e foi à óbito. A Polícia Militar e Perícia estão apurando os fatos e realizando os trabalhos de praxe desta tragédia no município. Sendo que em seguida o corpo virá para Janaúba. Informações Site Boneka Jaíba
(Por Sandoval Souza) O locutor Ataildo Costa que já trabalhou na rádio Educadora AM Porteirinha e hoje trabalha na rádio Independente FM Porteirinha, foi alvejado na noite deste sábado, 14 de setembro, em uma reunião política na comunidade Tanque, zona rural de Porteirinha. Segundo informações do diretor da rádio Independente FM, Rey Venturiny, o mesmo confirmou que acontecia uma reunião política, e ao terminar o movimento, o locutor Ataildo que estava realizando os trabalhos de locução da reunião, desceu do palco, se dirigiu ao seu carro, juntamente com o seu filho, uma criança, para ir para sua residência, e ao abrir a porta do seu carro, momento em que foi alvejado pelas costas, sendo socorrido por populares que estavam no local e levado para o Hospital Municipal de Porteirinha. Rey Venturiny ainda afirmou que após Ataildo ser atendido no hospital de Porteirinha, foi constatado que o locutor teria perdido os movimentos da pernas, sendo necessário a im...
O motorista de ônibus de viagem Hamilton Rodrigues Campos, de 38 anos, morreu após bater o veículo na traseira de um caminhão em Esmeraldas, na Grande BH, na madrugada desta quarta-feira (14). Com a força do acidente, a frente do coletivo ficou destruída e o para-brisa ficou agarrado na traseira do caminhão, que transportava blocos de concreto. A batida aconteceu no sentido Belo Horizonte e, às 7h35, somente uma faixa no sentido capital mineira estava liberada. De acordo com as primeiras informações, o ônibus saiu de Salvador (BA) com sentido a São Paulo (SP). Até a publicação desta reportagem, não se sabia sobre feridos.
Comentários
Postar um comentário