Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Marina recusa proposta para compor com Aécio


Ex-senadora. Marina Silva receberá do governo e da ALMG título de cidadã honorária do Estado
Brasília. A ex-senadora Marina Silva - sem partido e com um poderoso cacife eleitoral que rendeu quase 20 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2010 - descartou a possibilidade de ser vice-presidente na chapa encabeçada por Aécio Neves (PSDB) na disputa pelas eleições presidenciais de 2014.

"Não existe negociação em curso para que eu apoie candidatos do PSDB mineiro", afirmou Marina. Segundo ela, o seu compromisso é com "o movimento por uma nova política".

Marina está na mira do tucanato mineiro. Na avaliação de integrantes do PSDB, uma aproximação com a ex-verde poderia impulsionar uma possível candidatura do senador tucano Aécio Neves à Presidência em 2014, além de uma virtual empreitada para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2012.

O primeiro passo dessa tentativa de aproximação foi dado pelo governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB). Antes de embarcar, no fim de semana, para uma viagem oficial ao Japão, ele assinou decreto concedendo a Marina Silva o título de cidadã honorária de Minas Gerais. O governo e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais já planejam uma cerimônia para a entrega do título à ex-senadora.

"Ainda estamos tentando contato com ela, mas haverá cerimônia com a presença do Anastasia", disse o deputado estadual Délio Malheiros (PV), que encaminhou pedido ao governo, em abril, para a concessão do título.

Belo Horizonte. Apontado como possível candidato à prefeitura da capital mineira, Malheiros assume que o apoio de Marina também poderá ajudar nos projetos em torno da prefeitura, em 2012, e da Presidência, em 2014, apesar de ela já ter se recusado a apoiar o então candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno das eleições presidenciais.
Ligação com José Fernando pode ser entrave
Brasília. Marina Silva tem forte ligação com o candidato derrotado ao governo de Minas, o ex-deputado José Fernando Aparecido, que também deixou o PV e, durante a campanha de 2010, atacou duramente Aécio Neves.

O presidente do PV mineiro, Ronaldo Vasconcelos, confirmou que a ligação de Marina com o ex-deputado pode ser um empecilho nos planos dos tucanos. "Acho muito difícil um possível apoio a Aécio. O José Fernando é uma pessoa com muita dificuldade de relacionamento no governo. E ela é muito ligada a ele", analisou Vasconcelos.

Ele acredita ser mais provável que, em 2014, Marina se candidate novamente à Presidência.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG