Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Mais dois caminhões são proibidos de transportar produto vegetal em Minas


Mais dois caminhões foram proibidos de transportar produto vegetal em Minas Gerais. Desta vez, os veículos impedidos de fazer esse tipo de circulação são das cidades de Brasília de Minas e Paracatu, que ficam no Noroeste do estado. A decisão é dos juizes de Direito das cidades de Brasília de Minas, Eduardo Ferreira Costa, e Paracatu, Rodrigo Melo Oliveira, que aceitaram os pedidos feitos pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) por meio de Ações Civis Públicas (ACPs).
De acordo com o MPMG, os dois caminhões teriam sido utilizados 36 vezes para fazer o transporte de carvão vegetal sem o amparo da documentação fiscal e ambiental exigida. Caso os donos dos veículos não cumpram a nova norma, os mesmos podem ter os caminhões apreendidos pela Justiça.
Com as liminares dessas duas cidades, já são nove as decisões da Justiça que impedem a circulação de caminhões até então utilizados para transportar carvão vegetal, que é produzido de maneira ilegal, em Minas Gerais.
Uma verdadeira máfia do carvão foi descoberta no estado durante a realização da operação Corcel Negro II, deflagrada na última sexta-feira (22).
Na data, foi constatado que os locais onde ocorrem principalmente os desmates ilegais são na Bahia, Norte de Minas e Jequitinhonha, que são áreas extremamente sensíveis e sujeitas à desertificação.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG