Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Trabalhadores no Norte de Minas participam de curso formação profissional


Sindicatos e associações de produtores rurais, em parceria com o Senar Minas, estão realizando de 06 a 11 de junho, no Norte de Minas, 22 cursos de formação profissional e promoção social. Os cursos estão sendo realizados em 12 municípios atendendo 266 trabalhadores, produtores e suas famílias.
Trabalhadores de Janaúba e Januária estão sendo capacitados no curso de Aplicação de Agrotóxicos, nos dois municípios existe uma demanda constante para profissionais da área. No Projeto de Irrigação do Gorutuba, em Janaúba, agricultores e empresas se dedicam ao ramo da fruticultura, hortifruti e outros plantios e, em Januária, grandes plantações de frutas como mamão papaia e umbú, cana-de-açúcar e outras culturas são crescentes.
Nos municípios de Manga, Jequitaí e Claro dos Poções, o curso aplicado neste período é o de bovinocultura de leite, onde centenas de produtores se dedicam a atividade. A expectativa dos pecuaristas, segundo os mobilizadores, é que á partir de agora aumentem a produção e melhorarem a qualidade do produto, através das técnicas aprendidas no curso.
Em Montes Claros, Monte Azul e Jaíba, adolescentes, adultos e idosos, principalmente mulheres, estão aprendendo técnicas de produção de Artesanato de Fibras Naturais, Artesanato de Tecidos e Artesanato de Sementes, Cascas, Folhas e Flores, além de aprenderem a se cuidar com cursos na área da saúde.
Conforme o gerente regional do Senar em Montes Claros, José Belas Gonçalves, em todos os cursos do Senar, os participantes recebem orientações técnicas sobre: a atividade escolhida, prevenção de acidentes e proteção ao meio ambiente. Para ele, a profissionalização e capacitação dos produtores e trabalhadores é de extrema importância para a realização das atividades no meio rural, que até hoje são realizadas muitas vezes sem técnicas e de forma perigosa, podendo colocar em risco a saúde dos trabalhadores e de outras pessoas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira