Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Trabalhadores no Norte de Minas participam de curso formação profissional


Sindicatos e associações de produtores rurais, em parceria com o Senar Minas, estão realizando de 06 a 11 de junho, no Norte de Minas, 22 cursos de formação profissional e promoção social. Os cursos estão sendo realizados em 12 municípios atendendo 266 trabalhadores, produtores e suas famílias.
Trabalhadores de Janaúba e Januária estão sendo capacitados no curso de Aplicação de Agrotóxicos, nos dois municípios existe uma demanda constante para profissionais da área. No Projeto de Irrigação do Gorutuba, em Janaúba, agricultores e empresas se dedicam ao ramo da fruticultura, hortifruti e outros plantios e, em Januária, grandes plantações de frutas como mamão papaia e umbú, cana-de-açúcar e outras culturas são crescentes.
Nos municípios de Manga, Jequitaí e Claro dos Poções, o curso aplicado neste período é o de bovinocultura de leite, onde centenas de produtores se dedicam a atividade. A expectativa dos pecuaristas, segundo os mobilizadores, é que á partir de agora aumentem a produção e melhorarem a qualidade do produto, através das técnicas aprendidas no curso.
Em Montes Claros, Monte Azul e Jaíba, adolescentes, adultos e idosos, principalmente mulheres, estão aprendendo técnicas de produção de Artesanato de Fibras Naturais, Artesanato de Tecidos e Artesanato de Sementes, Cascas, Folhas e Flores, além de aprenderem a se cuidar com cursos na área da saúde.
Conforme o gerente regional do Senar em Montes Claros, José Belas Gonçalves, em todos os cursos do Senar, os participantes recebem orientações técnicas sobre: a atividade escolhida, prevenção de acidentes e proteção ao meio ambiente. Para ele, a profissionalização e capacitação dos produtores e trabalhadores é de extrema importância para a realização das atividades no meio rural, que até hoje são realizadas muitas vezes sem técnicas e de forma perigosa, podendo colocar em risco a saúde dos trabalhadores e de outras pessoas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG