Trabalhadores no Norte de Minas participam de curso formação profissional


Sindicatos e associações de produtores rurais, em parceria com o Senar Minas, estão realizando de 06 a 11 de junho, no Norte de Minas, 22 cursos de formação profissional e promoção social. Os cursos estão sendo realizados em 12 municípios atendendo 266 trabalhadores, produtores e suas famílias.
Trabalhadores de Janaúba e Januária estão sendo capacitados no curso de Aplicação de Agrotóxicos, nos dois municípios existe uma demanda constante para profissionais da área. No Projeto de Irrigação do Gorutuba, em Janaúba, agricultores e empresas se dedicam ao ramo da fruticultura, hortifruti e outros plantios e, em Januária, grandes plantações de frutas como mamão papaia e umbú, cana-de-açúcar e outras culturas são crescentes.
Nos municípios de Manga, Jequitaí e Claro dos Poções, o curso aplicado neste período é o de bovinocultura de leite, onde centenas de produtores se dedicam a atividade. A expectativa dos pecuaristas, segundo os mobilizadores, é que á partir de agora aumentem a produção e melhorarem a qualidade do produto, através das técnicas aprendidas no curso.
Em Montes Claros, Monte Azul e Jaíba, adolescentes, adultos e idosos, principalmente mulheres, estão aprendendo técnicas de produção de Artesanato de Fibras Naturais, Artesanato de Tecidos e Artesanato de Sementes, Cascas, Folhas e Flores, além de aprenderem a se cuidar com cursos na área da saúde.
Conforme o gerente regional do Senar em Montes Claros, José Belas Gonçalves, em todos os cursos do Senar, os participantes recebem orientações técnicas sobre: a atividade escolhida, prevenção de acidentes e proteção ao meio ambiente. Para ele, a profissionalização e capacitação dos produtores e trabalhadores é de extrema importância para a realização das atividades no meio rural, que até hoje são realizadas muitas vezes sem técnicas e de forma perigosa, podendo colocar em risco a saúde dos trabalhadores e de outras pessoas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos