Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Solenidade comemora 236 anos da PMMG

9 de junho, aniversário da PMMG

Nesta semana, a PMMG comemora mais de dois séculos cuidando de nossa segurança. O registro da data, com nossas felicitações a ela.



A história da Polícia Militar de Minas Gerais se confunde com a história do estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira.
Foi no município de Ouro Preto que, em 1775, nasceu o 1º Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Por aqueles idos surgia também o maior movimento libertário do Brasil - a "Inconfidência Mineira" - liderada pelo Alferes Tiradentes, então membro desse 1º Regimento Regular de Cavalaria.
Desde aquelas épocas essa Corporação passou por denominações outras, tais como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, Polícia Militar de Minas Gerais, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.
Atualmente essa corporação apresenta duzentos e trinta e seis anos de serviços prestados à Capitania, à Província e ao estado de Minas Gerais.
Nas patrulhas, nas diligências, nas rondas e nas guardas, desde os seus primórdios, vem a PM de Minas aperfeiçoando a sua vocação natural de mantenedora da ordem na consciência social e de guardiã da lei e da justiça em prol da cidadania do povo mineiro.
Além destas misses originais, e sem prejuízo delas, a Força Pública mineira sempre participou dos esforços pela unidade nacional quando isso se tornou imperativo. Nas trincheiras, nas ofensivas e onde fosse chamada pela defesa dos valores nacionais, ali foi verter sangue o soldado mineiro, dentro e fora de Minas Gerais.
Cultuando o passado, não fica, porém, a Polícia Militar de Minas Gerais assentada apenas em sua rica tradição. Ao contrário, trata-se de uma organização em acentuado processo de mudança, de crítica doutrinária, de reviso de fundamentos sociológicos e políticos, que conformam a sua constituição jurídica e técnica, que lhe possam assegurar o ajustamento às novas exigências da sociedade mineira, também ela em acelerado processo de mudança.
Nossos esforços têm sido no sentido de descentralizar a ação operacional para "afastar o soldado do quartel e aproximá-lo do povo", para dominar novas tecnologias e para aperfeiçoar técnicas de controle, de modo a assegurar as bases da hierarquia e da disciplina e preservar nossa identidade de instituição militar eficaz e leal.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG