Depois de seca extrema, município mineiro sofre com fortes chuvas e inundações

(Por Gabriela Sales - Hoje em Dia) A cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, que decretou situação de emergência devido à forte seca, agora está em alerta devido as fortes chuvas que caem na cidade há três dias. Nesta quinta-feira (28), o município decretou situação de emergência após ser inundada pelas águas dos rios Preto e Pardo, que dá nome a cidade.
Segundo o representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Geraldo Antônio dos Santos, o temporal causou alagamentos na região central da cidade e nas zonas rurais. “Três pontes que dão acesso a cidade não resistiram à força das águas e acabaram caindo”, contou. Os moradores dos distritos de Serra Nova e Sobrados estão ilhados. 
 A principal avenida da cidade, a Beira Rio, ficou completamente tomada pelas águas. Uma casa não resistiu à inundação e ficou parcialmente destruída. No momento do acidente não havia ninguém no imóvel. A Comdec interditou o local e os moradores foram abrigados em casa de parentes. O bairro JK, que fica às margens do rio Pardo, foi um dos locais mais atingidos pela chuva, além do centro do município.  “Estamos sofrendo com a seca há dois anos. Um temporal como esse não é registrado na cidade há pelo menos 15 anos”, disse Santos. 
Conforme dados da Comdec, dez residências foram danificadas pela enchente, além de oitos estabelecimentos comerciais. O órgão ainda não realizou a medição do nível do rio, mas acredita que o volume de chuva tenha sido bastante elevado na região, o que favoreceu o alagamento da cidade. “Na seca, o rio Pardo havia praticamente secado, agora está acima da média”, disse a secretária de Governo e Administração, Andreia Almeida.
A Defesa Civil pediu reforço do Corpo de Bombeiros de Janaúba para fazer a retirada das famílias por meio de barcos. O órgão também comunicou a Defesa Civil do Estado sobre a situação da cidade. 
Se há dois dias moradores da cidade de Rio Pardo de Minas, agradecia pela chuva nas redes sociais, agora olha apreensiva para o céu. Segundo a estudante Analuz da Cruz, de 18 anos, muitos moradores da zona rural perderam animais na enchente. “A chuva acabou levando o pouco que a seca deixou. Porcos e galinhas foram levados pelo rio”, contou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos