Brasil espanta a zebra, derrota o Equador por 4 a 2 e garante a primeira colocação


Depois de dois empates e um futebol abaixo do esperado, o Brasil se impôs dentro de campo e goleou o Equador por 4 a 2, na noite desta quarta-feira, em Córdoba, pela terceira rodada da primeira fase da Copa América.
Com dois gols de Neymar e dois de Alexandre Pato, a seleção brasileira garantiu a primeira colocação do grupo B, com cinco pontos e o ataque mais positivo, balançando a rede dos adversários seis vezes. Caicedo, também duas vezes, descontou para os equatorianos.
Agora, nas quartas de final da competição o Brasil encara o Paraguai, domingo, em La Plata






O jogo
Precisando da vitória para se classificar, o Brasil começou a partida a todo vapor. Logo aos dois minutos de jogo, Neymar recebeu a bola na entrada da área e chutou forte, obrigando o goleiro Elizaga a desviar com a ponta dos dedos para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, o zagueiro Thiago Silva tocou de cabeça e a bola passou à esquerda da meta.
O Equador respondeu, aos nove minutos. Também de fora da área, Arroyo arriscou forte e Julio César defendeu sem dar rebote. Aos 22 minutos, o Equador chegou mais uma vez em cobrança de falta. Noboa bateu colocado, mandando a redonda por cima do gol de Julio César.
O Brasil chegava com perigo pela direita, com grande participação do lateral-direito Maicon, que era constantemente acionado. Em contrapartida, o lateral-esquerdo André Santos pouco cruzava a linha do meio-campo.
Na primeira oportunidade que o lateral-esquerdo compareceu ao setor ofensivo, aos 27 minutos, André Santos cruzou para Alexandre Pato, que entrou correndo pelo meio e cabeceou sem chances para o goleiro equatoriano, abrindo o placar da partida.
Aos 36 minutos, o Brasil assustou novamente e por muito pouco não ampliou. Maicon avançou pela direita e rolou para Robinho, na entrada da área. O atacante chutou forte, de primeira. A bola explodiu na trave esquerda do goleiro Elizaga.
No lance seguinte, os equatorianos chegaram ao empate. O atacante Caicedo chutou rasteiro, de fora da área. A bola foi no meio do gol e passou por baixo do goleiro Júlio César. Falha feia do arqueiro brasileiro.
Aos 44 minutos, por muito pouco o Equador não virou a partida. Arroyo chegou pela direita, fugiu da marcação e chutou forte, da entrada da área. Julio César saltou para fazer uma grande defesa e salvar o Brasil.
Na etapa complementar, a Seleção Brasileira voltou sem alterações. No entanto, as orientações do técnico Mano Menezes surtiram efeito. Aos quatro minutos, o Brasil chegou ao segundo gol. Ramires entrou pelo meio e tocou para Ganso, que deu um lindo passe para Neymar. O atacante invadiu a área, chutou forte no canto esquerdo e colocou o Brasil em vantagem novamente.
Dois minutos depois, o Equador respondeu. Benitez recebeu no meio e chutou forte. A bola saiu pela linha de fundo. Aos onze, o Brasil deu o troco. Maicon cruzou pela direita. Alexandre Pato subiu muito e cabeceou por cima.
Aos 13, os equatorianos empataram novamente a partida e, de novo, com o Caicedo. O atacante recebeu passe na entrada da área, abriu espaço e chutou forte para marcar o segundo dele.
No entanto, o Brasil não sentiu o gol e foi para cima. Dois minutos depois, aos 15, a Seleção Brasileira ficou novamente na frente do placar. Depois de boa troca de passes, Neymar recebeu a redonda e chutou cruzado. O goleiro Elizaga espalmou para frente e Pato chegou trombando e empurrou para o fundo do gol.
A partir do terceiro gol, o Brasil se impôs em campo e passou a chegar com perigo em busca do quarto. Aos 23 minutos, Ganso deu um grande passe para Pato, que driblou o zagueiro e bateu por cobertura. A bola saiu por pouco.
Três minutos depois não teve jeito. Maicon disparou pela direita e cruzou. Neymar correu muito e, dentro da área, empurrou para dentro do gol, fazendo o quarto da seleção. Após o gol, o Equador diminuiu o ritmo e o Brasil tomou conta da partida.
Com a vitória encaminhada, a seleção brasileira tocou a bola e administrou o jogo, esperando o apito final do juiz. 

FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 X 2 EQUADOR
Data: 13/7/2011
Local: estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas (Uruguai) e Hernán Maidana (Argentina)
Gols: Alexandre Pato, aos 28 minutos, Caicedo, aos 37 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 4 minutos, Caicedo, aos 13 minutos, Alexandre Pato, aos 15 minutos, Neymar aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: André Santos (Brasil); Noboa (Equador)

BRASIL: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Robinho e Paulo Henrique Ganso (Elias); Neymar (Lucas) e Pato. Técnico: Mano Menezes

EQUADOR: Marcelo Elizaga; Reasco, Araujo, Frickson Erazo e Walter Ayoví; Oswaldo Minda, Cristian Noboa e Arroyo; Edison Méndez (Narciso Mina), Christian Benítez e Felipe Caicedo. Técnico: Reinaldo Rueda.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos