Janaúba em movimento: obras, ações e conquistas marcam a semana da Prefeitura

Imagem
A Prefeitura de Janaúba segue transformando o município com ações, obras e investimentos que reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano, social e humano. Nesta semana, diversos setores da administração apresentaram avanços importantes nas áreas de saúde, infraestrutura, cidadania, agricultura e educação. Saúde: prevenção, obras e conscientização A campanha de multivacinação segue até o dia 31 de outubro em todas as unidades de saúde de Janaúba, com o objetivo de atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes. A ação reforça a importância da prevenção e imunização para manter a população protegida contra diversas doenças. A cidade também comemora o início de mais uma obra na área da saúde, com a construção de uma nova unidade entre os residenciais Dona Lindu e Jardim das Acácias. O espaço vai ampliar o atendimento da atenção primária, oferecendo mais conforto e acessibilidade aos moradores daquela região. Ainda na área da saúde, o Centro Estadual de Atenção ...

MPMG firma acordo com Prefeitura de Itacambira para realização de concurso público até julho de 2026


Itacambira (MG) – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 13ª Promotoria de Justiça de Montes Claros, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Itacambira, no Norte de Minas Gerais, para corrigir irregularidades na contratação de servidores públicos.

Segundo o Ministério Público, desde o fim da vigência do último concurso, realizado em 2015, a administração municipal tem mantido contratações irregulares, sem concurso público, descumprindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e isonomia no acesso ao serviço público.

Com a assinatura do TAC, o Executivo reconheceu oficialmente a prática e se comprometeu a realizar um novo concurso público até julho de 2026, criando as condições legais para a substituição progressiva dos contratados temporários.

Compromissos assumidos pelo município

Além da realização do certame, a prefeitura também deverá:
  • Revisar a legislação municipal que trata da contratação por tempo determinado, adequando-a às normas constitucionais e legais sobre excepcional interesse público;
  • Atualizar o plano de cargos e salários, criando cargos efetivos que atualmente estão ocupados por servidores contratados irregularmente;
  • Evitar novas contratações fora da legalidade, salvo em caráter emergencial e temporário, até a posse dos candidatos aprovados no novo concurso.
Multa em caso de descumprimento
O TAC estabelece ainda uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento de qualquer cláusula do acordo. O valor da penalidade poderá ser aplicado diretamente ao prefeito, como forma de responsabilização pessoal pela omissão ou resistência às obrigações pactuadas.

Regularização da administração pública
Para o Ministério Público, o cumprimento integral do TAC representa um avanço importante na moralização da administração pública municipal e na garantia de que o acesso aos cargos públicos ocorra por meio de processo seletivo transparente, impessoal e justo, como determina a Constituição Federal.

A medida também visa proteger os direitos dos servidores efetivos e garantir maior estabilidade e qualidade nos serviços prestados à população.

Comentários

  1. Quais os cargos que serão criados e o que exatamente estudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga