Prefeitura de Nova Porteirinha fortalece comércio local com capacitação sobre Inteligência Artificial e valorização da cultura

Imagem
Nova Porteirinha (MG) — Em uma noite que uniu inovação, empreendedorismo e identidade cultural, a Prefeitura de Nova Porteirinha promoveu, na última terça-feira, 29 de julho, uma importante ação de fomento ao comércio local. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), por meio da Sala Mineira do Empreendedor, trouxe como tema central a Inteligência Artificial aplicada aos negócios. A capacitação gratuita foi ministrada pelo professor Charles Cardoso, diretor de tecnologia da SEMDE, que apresentou de maneira prática e acessível como a IA pode otimizar o dia a dia de empreendedores — desde o atendimento ao cliente até o suporte na tomada de decisões estratégicas. O evento aconteceu na sala de computação da FAVAG, com o apoio institucional da faculdade, à qual a Prefeitura agradeceu pela cessão do espaço e pela parceria contínua em prol do desenvolvimento local. Tecnologia como aliada da gestão pública e do empreendedorismo A secretária municipal de...

Em Januária, trabalhador, esposa e filhos de 6 e 9 anos são resgatados de fazenda




(Por Michelly Oda, g1 Grande Minas) Um trabalhador, a esposa e os dois filhos deles, de 6 e 9 anos, foram resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em Januária nesta terça-feira (29). Com o apoio da Polícia Militar, a família foi retirada de uma fazenda, onde vivia em condições consideradas degradantes.

De acordo com ao MTE, o homem começou a trabalhar no local em 2019. A família foi levada para a propriedade com a promessa de que ele seria registrado e que a casa onde eles moravam seria reformada, mas nada foi feito.

No local, os fiscais constataram que não havia água potável, o homem precisava andar por sete quilômetros para buscar água. Além disso, não havia banheiro, a família fazia as necessidades fisiológicas no mato, onde foram encontrados papeis higiênicos, e tomava banho atrás da residência, em cima de um plástico.

Atualmente, o patrão pagava uma diária de R$ 80, o que garantia ao homem uma renda de R$ 1.600 para trabalhar no plantio de mudas. O único equipamento de proteção encontrado no local foi uma bota de borracha.

Ainda de acordo com o MTE, o homem, de 37 anos, a mulher, de 34, e os filhos deles foram levados para a casa de um parente. Eles foram deixados sob o acompanhamento da secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar.

O MTE informou que o patrão se comprometeu a pagar os direitos trabalhistas, mas o Ministério Público deve ser acionado para garantir o pagamento de danos coletivos à família. O nome do fazendeiro não foi divulgado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo