Carreta tomba na BR-251, em Francisco Sá, e motorista é socorrido pelo SAMU

Imagem
FRANCISCO SÁ (MG) – Um acidente envolvendo uma carreta foi registrado na tarde desta segunda-feira (04/08), na BR-251, altura do quilômetro 492, nas proximidades de Francisco Sá, no Norte de Minas. O veículo transportava uma carga mista de leite, iogurte e sorvete, parte da qual ficou espalhada pela pista após o tombamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, que atendeu a ocorrência por meio do 7º BBM, sediado no município, a carreta seguia no sentido Montes Claros–Francisco Sá quando perdeu o controle e tombou, ocupando uma das faixas da rodovia. O condutor, um homem de 35 anos identificado pelas iniciais D.W.M.M., foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao hospital de Francisco Sá. Segundo as primeiras informações, ele não ficou preso às ferragens. A equipe dos bombeiros realizou sinalização da via, isolamento da área, controle do tráfego no local e adotou medidas preventivas para evitar riscos de incêndio, explosão ou de...

Presidente da Câmara de Vereadores de Janaúba, Sargento Almir, lidera projeto do Colégio Tiradentes; "o povo gorutubano e toda Serra Geral merece uma instituição desse nível em nossa região", afirmou o parlamentar

Presidente da Câmara de Vereadores de Janaúba, Sargento Almir.
Unidade do Colégio Tiradentes em Betim.

Na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, em uma conversa informal e bastante descontraída, os jornalistas Pablo de Mello e Cleiton Rosa, visitaram o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Janaúba, Almir Dias Santos, ou simplesmente Sargento Almir, para colocar a prosa em dia. O militar aposentado e vereador reeleito para um segundo mandato resolveu romper o silêncio e falar do seu sonho para Janaúba e região: a vinda do Colégio Tiradentes para o município. Para os leigos a princípio parece algo simples, mas para quem conhece o potencial desta instituição, sabe o impacto positivo que ela pode trazer para toda a região.

O vereador fez questão de nos repassar os detalhes da grandeza do projeto, que há anos ele vem batalhando para transformar em realidade. Porém, Almir percebeu que em silêncio se tornava ainda mais complexo e difícil a chegada desta importante conquista para Janaúba. E por isso, fez questão de trazer a público esta luta que é para o bem de toda a sociedade. Para tal, nesta quinta-feira (20), realizou um reunião extraordinária na câmara municipal, onde convocou todos os agentes de segurança pública, familiares e cidadãos, para assinarem uma petição, afim de fortalecer a possibilidade da vinda do Colégio Tiradentes para Janaúba. Sendo a Escola Estadual Barão de Gorutuba, a mais forte candidata a ser tornar uma escola militar, e totalmente de graça.

Colégio Tiradentes
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar é uma instituição militar de ensino pública, ou seja gratuita, localizada em varias cidades do estado de Minas Gerais, sendo estadual, embora seja administrada pela Polícia Militar de Minas Gerais.

História
Em 16 de março de 1949, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Barbacena, como soldado, o Coronel QOR Argentino Madeira. À época observara que nenhum integrante da Polícia Militar estudava no Colégio Estadual de sua cidade, que abrigava somente as elites locais. Incomodava também ao jovem militar, o baixo nível cultural dos instrutores, mesmo quando a instrução era especificamente militar.

Em 1978, após concluir o Curso de Formação de Oficiais, o aspirante Argentino Madeira retornou a Barbacena e fundou no 9º BPM a Escola Regimental, onde ministrava aulas. Ainda em 1946, já transferido para Belo Horizonte e servindo no EMPM, se matriculou na Faculdade de geografia. Neste período a ideia de criação de um ginásio destinado aos servidores da PM e seus dependente começou a tomar consistência, embora muito combatida. Mas o Tenente Argentino Madeira contava com o apoio de vários oficiais da PM, dentre eles Manoel de Almeida, José Gonçalves, Waldir Fourreaux e Jacinto do Amaral. Com promulgação da Lei Nº. 480, de 10/11/49, pelo Governador Milton Soares Campos, foi criado no Departamento de Instrução (DI), em Belo Horizonte, o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar. Esta conquista foi fruto do esforço e ideal de alguns oficiais, especialmente o Aspirante PM Argentino Madeira, com a colaboração de toda Corporação. O objetivo era oferecer educação escolar aos militares e seus dependentes. Estava dado o primeiro e mais importante passo, pois, em 1951 o Ginásio Tiradentes foi transformado em “Colégio Tiradentes”. Seu primeiro diretor foi o professor e advogado Carlos Porfírio dos Santos, sucedido pelo tenente Argentino Madeira, que permaneceu no cargo até 28/06/71, dedicando duas décadas de relevantes serviços à comunidade escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira