Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Expansão do Complexo Solar Janaúba: 30 pessoas iniciam curso de Eletricidade Predial e Instalador Fotovoltaico



Trinta pessoas, moradoras do Distrito de Quem-Quem, em Janaúba, Norte de Minas Gerais, iniciaram nesta segunda-feira, 17 de junho, participação no curso presencial gratuito “Aperfeiçoamento Profissional em Eletricidade Predial e Instalador Fotovoltaico”. A iniciativa é promovida pela Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil, em parceria com o SENAI, unidade de Montes Claros (MG). Os alunos receberão certificado.

O objetivo da ação é formar mão de obra local para atuar nos projetos em operação e implantação na região. O curso, com carga horária total de mais de 125 horas entre aulas teóricas e práticas, será realizado na Escola Estadual Dr. José Esteves Rodrigues, na Avenida Manoel Fuguista, 280, no próprio Distrito de Quem-Quem. Os estudantes receberão apostila digital e outros materiais com orientações direcionadas a tópicos como: Eletricidade Predial (80 horas); Instalação de Painéis Fotovoltaicos (40 horas); e Segurança do Trabalho (7,5 horas).

As inscrições foram feitas por meio de formulário, divulgado no início do ano em redes sociais para o público local, e ainda via propaganda em rádio da região. Outros interessados também puderam ir diretamente à recepção da escola estadual para efetuar a inscrição.

As pessoas selecionadas para o curso precisavam ser moradoras do distrito e possuir Ensino Médio completo. Para a realização da iniciativa, a Elera Renováveis está investindo quase R$ 60 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga