Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em Janaúba, Semad realiza fiscalização de uso de recursos hídricos


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou, entre os dias 27 e 29 de maio, operações de fiscalização para coibir o uso ilegal de recursos hídricos e preservar o meio ambiente. As ações foram desencadeadas em Janaúba, no Norte do estado.

A ação teve como objetivo verificar a regularidade ambiental de usuários de recursos hídricos do Rio Gorutuba e de empreendimentos que, de alguma forma, estivessem lançando efluentes no curso d’água. A operação contou com o apoio da Unidade Regional de Gestão das Águas Norte de Minas (Urga Norte de Minas), ligada ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A Urga Norte realizou um levantamento prévio dos alvos em suas bases de usuários irregulares. Foram utilizadas, ainda, imagens de satélites que indicassem o uso intenso de recursos hídricos em áreas irrigadas, bem como empreendimentos que lançam ou podem estar lançando efluentes de forma irregular no leito do Rio Gorutuba.

Dos 15 alvos selecionados, oito apresentaram algum tipo de irregularidade no momento da fiscalização, sendo as mais comuns a captação de água sem outorga ou com a outorga não renovada. A outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, no entanto, essa autorização não dá ao usuário a propriedade de água, mas, sim, o direito de seu uso.

“Foram autuados empreendimentos operando com captação de água superficial no Rio Gorutuba, sem autorização do órgão ambiental competente. A outorga é também o instrumento pelo qual o Igam faz o controle quantitativo do uso das águas. Esse controle é necessário para se evitar conflitos entre usuários de recursos hídricos, assegurando-lhes o efetivo direito de acesso à água”, afirma o chefe da Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas, João Paulo Gomes.

Até o momento, foram aplicados R$ 105 mil em multas pelas irregularidades encontradas. Houve, ainda, duas advertências por captação sem horímetro e sem hidrômetro. Vale ressaltar que os resultados ainda são parciais, tendo em vista que os autos de fiscalização e de infração estão sendo finalizados.

Transparência
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo