Bombeiros de Janaúba oferecem apoio em ação no distrito de irrigação de Jaíba


Nesta última segunda-feira (3), atendendo a uma solicitação da Companhia de Desenvolvimento Vale do são Francisco - Codevasf, o 7° Pelotão de Bombeiros de Janaúba realizou uma operação de mergulho, devido à necessidade de desobstruir a descida de uma das comportas da barragem para que fosse realizada uma manutenção periódica de infraestrutura no local.

Após um estudo da situação e um prévio planejamento, utilizando equipamentos de proteção individual apropriados e técnicas de mergulho, os militares iniciaram a operação. Eles localizaram e retiraram objetos como madeira, pedras, latas de alumínio e pedaços de galhos. Foi identificada ainda a necessidade de uma limpeza mais minuciosa no local devido ao acúmulo de lama, fato repassado ao responsável pela parte operacional da planta.

A operação foi executada a cerca de 5 metros de profundidade e após a desobstrução, foi liberada a descida da comporta.

Importância do Jaíba para a região
Pertencente à área de articulação do 7º Pelotão de Bombeiros de Janaúba, o projeto Jaíba, é resultado de uma parceria entre a União, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Minas, pela Secretaria de Agricultura. Foi concebido ainda na década de 50 e teve sua operação iniciada nos anos 80. Está localizado na região denominada mata da Jaíba, entre os municípios de Jaíba e Matias Cardoso, além do distrito de Mocambinho. Situa-se entre os rios São Francisco e Verde Grande no norte de Minas.

Em 1.988 foi criado o Distrito de Irrigação de Jaíba (DIJ), entidade privada, sem fins lucrativos, gerido por produtores rurais e empresários. O DIJ é responsável pelo fornecimento de água, administração e manutenção de toda infraestrutura construída no perímetro irrigado. Atualmente, o projeto possui uma área irrigável efetivamente utilizada de 21.276,20 hectares, sendo que desta, 15.108,56 encontram-se plantados.

Trabalho integrado garante o bem-estar da população
A atividade demonstra mais uma vez o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar na prestação de um serviço de qualidade e com presteza além de apoiar os órgãos, entidades e a população.

Por fim, o trabalho foi concluído atendendo ao pleito do órgão e trazendo o benefício da continuidade do abastecimento aos produtores e à comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe