Suspeito de matar primo e arrancar suas orelhas por suspeita de macumba é preso após um mês em fuga na mata de Pintópolis

Imagem
Em um desfecho que trouxe alívio à família de José Martins Vieira, um homem de 62 anos brutalmente assassinado em agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta quinta-feira (18) o principal suspeito pelo crime chocante ocorrido na zona rural de Pintópolis, no Norte de Minas Gerai s . O autor do homicídio, primo e vizinho da vítima, de 58 anos, foi localizado em uma área de mata densa na comunidade Para Terra 2, após mais de um mês foragido. A prisão foi resultado de uma denúncia anônima e contou com a colaboração de populares que ajudaram a contê-lo. O crime, que abalou a pequena comunidade agrícola de Pintópolis, aconteceu no dia 18 de agosto, uma segunda-feira fatídica. José Martins Vieira, um lavrador respeitado na região, foi atacado em sua própria propriedade rural por seu primo, com quem mantinha uma relação de vizinhança há anos. Segundo relatos da Polícia Militar (PM), o agressor, movido por uma crença irracional, acusou a vítima de praticar “macumba” – um ritual de f...

Mato Verde será a próxima: Resplendor é a 1ª cidade do Brasil a ter moeda pública própria


(Por Fran Ribeiro , Alan Souza, g1 Vales de Minas Gerais) A cidade de Resplendor, no Vale do Rio Doce, lançou nessa segunda-feira (15), a primeira moeda pública própria local do Brasil. A cédula recebeu, por votação popular, o nome de "Ubérrima".

O lançamento foi feito durante uma cerimônia que contou com a presença de moradores e autoridades locais.

O projeto desenvolvido pela prefeitura da cidade em parceria com o Sebrae Minas, foi motivado pela necessidade de criar mecanismos para reter a riqueza no município, aumentando as transações comerciais no próprio território.

São cinco modelos diferentes de cédulas de 1, 2, 5, 10 e 20 Ubérrimas, escolhidas por votação.

As cédulas também chamadas de UB, contém a foto da cidade, do Rio Doce, que corta o município e número da lei que criou o dinheiro.

Resplendor tem 17 mil moradores e fica a 140 quilômetros de Governador Valadares. Uma das principais fontes de renda da cidade é o comércio. A ideia, segundo a prefeitura, é que a Ubérriba seja uma complementação do real na cidade.

Quase 70 mil notas foram impressas para os seis primeiros meses de circulação.

Além de movimentar a economia local, a ideia é que a moeda local, ajude a resolver a falta de troco no comércio.

Uma nova Lei Municipal, de dezembro de 2022 criou a nova cédula. Para viabilizar a moeda, foram investidos em torno de R$ 80 mil. O projeto de criação em parceria com Sebrae durou dois anos.

Na cidade, pelo menos 15 estabelecimentos e 40 comerciantes já aceitam trabalhar com a nova moeda.

1ª cidade do Brasil com moeda pública
Resplendor é primeira cidade do país a lançar a moeda pública. Outra cidade que deve implantar nos próximos meses, é Mato Verde, no Norte de Minas Gerais.

Outras moedas no país
No Brasil várias cidades tem moedas próprias, porém, há diferenças entre moeda social (existente em outras partes do país) e moeda pública (lançada em Resplendor):
  • Ambas, são de circulação local, ou seja, circulam apenas na cidade, comunidade ou região;
  • As moedas públicas são criadas por lei municipal e mitidas pela própria prefeitura. Já as moedas sociais são emitidas por organizações sociais;
  • Moedas públicas tem como finalidade principal, a retenção de riqueza na economia local. As moedas sociais são um apoio a projetos sociais ou ambientais;
  • Moedas públicas tem abrangência e volume em circulação maior do que a maioria das moedas sociais;
  • Moedas públicas são controladas e geridas por um conselho municipal paritário, composto por membros do governo, do setor empresarial e da sociedade. Já as moedas sociais são controladas pelas próprias organizações que as criam;
  • Moedas públicas tem um lastro que conferem segurança e credibilidade - O Fundo Monetário Municipal, onde os recursos são depositados a cada nova emissão;
  • Moedas públicas podem utilizar diferentes mecanismos de emissão, possibilitando o alcance de objetivos relacionados ao fortalecimento do comércio, benefícios aos servidores, aumento da arrecadação, entre outros.
Nome da moeda
O nome Ubérrima foi retirado do hino de Resplendor. Foi realizado um concurso em que a população da cidade poderia sugerir o nome e imagens para a nova moeda local.

Foram dezenas de sugestões de nomes e imagens. Uma comissão foi criada para fazer a seleção dos nomes, foram cinco, depois, aconteceu a votação popular online, no dia 3 deste mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro