Mato Verde será a próxima: Resplendor é a 1ª cidade do Brasil a ter moeda pública própria


(Por Fran Ribeiro , Alan Souza, g1 Vales de Minas Gerais) A cidade de Resplendor, no Vale do Rio Doce, lançou nessa segunda-feira (15), a primeira moeda pública própria local do Brasil. A cédula recebeu, por votação popular, o nome de "Ubérrima".

O lançamento foi feito durante uma cerimônia que contou com a presença de moradores e autoridades locais.

O projeto desenvolvido pela prefeitura da cidade em parceria com o Sebrae Minas, foi motivado pela necessidade de criar mecanismos para reter a riqueza no município, aumentando as transações comerciais no próprio território.

São cinco modelos diferentes de cédulas de 1, 2, 5, 10 e 20 Ubérrimas, escolhidas por votação.

As cédulas também chamadas de UB, contém a foto da cidade, do Rio Doce, que corta o município e número da lei que criou o dinheiro.

Resplendor tem 17 mil moradores e fica a 140 quilômetros de Governador Valadares. Uma das principais fontes de renda da cidade é o comércio. A ideia, segundo a prefeitura, é que a Ubérriba seja uma complementação do real na cidade.

Quase 70 mil notas foram impressas para os seis primeiros meses de circulação.

Além de movimentar a economia local, a ideia é que a moeda local, ajude a resolver a falta de troco no comércio.

Uma nova Lei Municipal, de dezembro de 2022 criou a nova cédula. Para viabilizar a moeda, foram investidos em torno de R$ 80 mil. O projeto de criação em parceria com Sebrae durou dois anos.

Na cidade, pelo menos 15 estabelecimentos e 40 comerciantes já aceitam trabalhar com a nova moeda.

1ª cidade do Brasil com moeda pública
Resplendor é primeira cidade do país a lançar a moeda pública. Outra cidade que deve implantar nos próximos meses, é Mato Verde, no Norte de Minas Gerais.

Outras moedas no país
No Brasil várias cidades tem moedas próprias, porém, há diferenças entre moeda social (existente em outras partes do país) e moeda pública (lançada em Resplendor):
  • Ambas, são de circulação local, ou seja, circulam apenas na cidade, comunidade ou região;
  • As moedas públicas são criadas por lei municipal e mitidas pela própria prefeitura. Já as moedas sociais são emitidas por organizações sociais;
  • Moedas públicas tem como finalidade principal, a retenção de riqueza na economia local. As moedas sociais são um apoio a projetos sociais ou ambientais;
  • Moedas públicas tem abrangência e volume em circulação maior do que a maioria das moedas sociais;
  • Moedas públicas são controladas e geridas por um conselho municipal paritário, composto por membros do governo, do setor empresarial e da sociedade. Já as moedas sociais são controladas pelas próprias organizações que as criam;
  • Moedas públicas tem um lastro que conferem segurança e credibilidade - O Fundo Monetário Municipal, onde os recursos são depositados a cada nova emissão;
  • Moedas públicas podem utilizar diferentes mecanismos de emissão, possibilitando o alcance de objetivos relacionados ao fortalecimento do comércio, benefícios aos servidores, aumento da arrecadação, entre outros.
Nome da moeda
O nome Ubérrima foi retirado do hino de Resplendor. Foi realizado um concurso em que a população da cidade poderia sugerir o nome e imagens para a nova moeda local.

Foram dezenas de sugestões de nomes e imagens. Uma comissão foi criada para fazer a seleção dos nomes, foram cinco, depois, aconteceu a votação popular online, no dia 3 deste mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe