Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

Riacho dos Machados e Capitão Enéas estão na lista: as 10 cidades que mais esquentaram em 2023 estão em Minas Gerais


(Por Fernanda Rodrigues, Rádio Itatiaia) O ano de 2023 é o mais quente de todos os tempos, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a maior temperatura da história também foi registrada no ano passado. Em 19 de novembro, a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, alcançou a marca de 44,8°C.

O Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas Geais foram as regiões que mais esquentaram no ano passado. Segundo um levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), obtido pela Itatiaia, as 10 cidades que apresentaram a maior anomalia de temperatura do país - ou seja, a maior variação em relação à média de outros anos - estão em Minas Gerais.

Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, é a primeira da lista. A cidade de 20 mil habitantes registrou uma elevação de temperatura de até 5,52°C acima da média. Em novembro, o mês mais quente, a média das temperaturas máximas ficou em 35,2°C.

O levantamento analisou todas as 5.700 cidades do país. Além de encabeçar as 10 primeiras posições, Minas Gerais ocupa grande parte dos primeiros lugares da lista, sendo o estado que mais esquentou em 2023. Entre as 100 cidades que mais aqueceram, 83 são mineiras.

A pesquisadora Ana Paula Cunha, uma das elaboradoras do levantamento, revela porque a região do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais foram as mais afetadas pelo aumento das temperaturas no país.

"É uma combinação de causa, relevo, vegetação degradada, e também pelo aquecimento global. A baixa disponibilidade de água na região também faz com que a maior parte da energia disponível seja utilizada para o aquecimento do ar”, explicou à Itatiaia.

Um outro estudo, também feito por Cunha, mostra que a região já está em um processo de aquecimento há pelo menos 60 anos.

“Nas últimas seis décadas a região tem apresentado uma tendencia de aquecimento. Neste estudo, eu usei dados desde 1960. Mas provavelmente [o aquecimento começou] até antes. Esse aquecimento ao longo do anos tem uma relação direta com o aquecimento global”, afirma a cientista.

Veja as 10 cidades que mais esquentaram em 2023:
  1. Turmalina (MG) - variação de 5,52°C
  2. Botumirim (MG) - variação de 5,51°C
  3. Capelinha (MG) - variação de 5,46°C
  4. Leme do Prado (MG) - variação de 5,45°C
  5. Veredinha (MG) - variação de 5,42°C
  6. José Gonçalves de Minas (MG) - variação de 5,39°C
  7. Itamarandiba (MG) - variação de 5,36°C
  8. Capitão Enéas (MG) - variação de 5.34°C
  9. Riacho dos Machados (MG) - variação de 5.34°C
  10. Angelândia (MG) - variação de 5.34°C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro