Primeira morte por dengue em Unaí é confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de MG


(Por Michelly Oda, Rodrigo Barbosa, g1 Grande Minas) O primeiro óbito por dengue em Unaí foi contabilizado no Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

Segundo a coordenadora de epidemiologia do município, Maria Suete da Silva, o paciente era do sexo masculino e tinha 73 anos. Unaí tem 642 casos confirmados da doença.

“Ele era cardiopata, já teve caso de histórico de asma, tinha diabetes também, tinha outras comorbidades... Ele teve o diagnóstico de dengue em 23 de janeiro através do teste rápido, no dia 25 foi internado com dispneia, perda de consciência, estado febril e evoluiu para agravamento que o levou ao óbito no dia 30 de janeiro”, detalha.

O processo de investigação de uma morte suspeita pela SES leva tempo, são analisados, por exemplo, o histórico de saúde da pessoa antes do adoecimento e os sintomas que ela apresentava antes de falecer. Além disso, é feita coleta de material para exames laboratoriais.

Ainda de acordo com a coordenadora de epidemiologia, os profissionais de saúde têm observado um maior agravamento nos casos de dengue, o que gera também uma maior procura pelas unidades de saúde.

Maria Suete da Silva destaca ainda que o município tem feito ações para combater o mosquito Aedes aegypti, como mutirões de limpeza e uso de fumacê. Apesar das iniciativas, ele pede o apoio dos moradores.

“A gente pede à população que contribua com a Secretaria de Saúde, com os agentes de endemias e que mantenha seus quintais limpos e sem água parada.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe