Zé Reis, agora Secretário da Prefeitura de Belo Horizonte, mantém atuação no Norte de Minas Gerais e incomoda servidores


(Por Hemano Chiodi, O Tempo) O esforço que o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, o ex-deputado estadual Zé Reis (Podemos), faz para agradar suas bases eleitorais no Norte de Minas Gerais, tem causado insatisfações entre os servidores da pasta na prefeitura da capital.

Segundo relatos de funcionários, Zé Reis estaria deixando a gestão da pasta em segundo plano para se promover junto a prefeitos e eleitores das cidades onde ele mantém base eleitoral. Ele foi deputado até 2022, mas não conseguiu se reeleger.

Naquele ano, José Reis, que é vice-presidente do Podemos em Minas, fez dobradinha com a então presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), candidata a deputada federal e presidente do partido no Estado.

Entre as reclamações listadas pelos servidores da pasta está o uso de assessores nomeados pelo secretário e que seriam utilizados para fazer promoção pessoal do gestor em vez de trabalhar para projetos da secretaria. “Ficam atrás dele filmando e fotografando tudo, só para postagem em redes sociais e fazer campanha”, dizem.

Nas redes sociais, o secretário continua, inclusive, utilizando o seu slogan de campanha, “Gente que Vale”, como mote em todas as suas postagens. 

Ele mostra, por exemplo, sua participação na inauguração de uma ponte sobre o rio Pardo, em Januária, no Norte de Minas Gerais, principal destino de Zé Reis em dezembro último.

O secretário também participou, ao lado do governador Romeu Zema (Novo) e do senador Cleitinho (Republicanos), da inauguração de um centro de hemodiálise na cidade, cujas verbas foram solicitadas por Zé Reis quando era deputado.

Além disso, o secretário registrou, ainda em dezembro, participação na entrega de um microtrator, em Chapada Gaúcha, também no Norte de Minas. Na região, ele ainda participou, na Câmara Municipal de Montes Claros, em 8 de dezembro, feriado na capital mineira, da entrega de título de cidadão honorário para um empresário do ramo hospitalar da cidade.

Já no início de janeiro, ainda em Januária, ele participou, ao lado do prefeito, Maurício Almeida (PP), da entrega de cinco veículos para uso na Secretaria Municipal de Saúde.

José Reis assumiu o cargo na Prefeitura de Belo Horizonte em abril de 2023. Ao longo do ano, o secretário fez postagens ao lado do prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), em projetos ambientais, sempre intercaladas com diversos registros de participações e homenagens a políticos de sua base eleitoral, como entregas em Montalvânia, Porteirinha e Pirapora.

A reportagem tentou contato com o secretário via mensagem e telefone e também acionou a assessoria de comunicação da prefeitura pedindo posicionamento, desde o último dia 9, porém não havia obtido retorno até ontem à noite de ontem.

Em defesa
Políticos da capital mineira, questionados pela reportagem, defenderam a atuação de Zé Reis na prefeitura da capital.

O vereador Wanderley Porto (PRD), por exemplo, diz que não há nada que desabone o serviço prestado pelo secretário.

“Trata-se de um homem sério, não procede essa acusação, ele trabalha em tempo integral aqui e todos estão satisfeitos com ele, claro que a oposição busca atacar a prefeitura de uma forma sistemática. Ele (Zé Reis) mora aqui em Belo Horizonte e vive a prefeitura 24 horas”, disse.

O parlamentar diz acreditar que as críticas são fruto de disputas políticas internas na secretaria e que não se justificam.

“Acaba que lá dentro, devem ocorrer correntes políticas e isso é natural! O importante é que o secretário tem entregue o que se espera dele”, avalia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos