Ex-escrava que residia em Janaúba é responsável por divulgação de prato destaque no Cultura e Sabores de BH


Parte integrante da riqueza cultural e histórica do Vale do Jequitinhonha, situado no Nordeste de Minas Gerais, a gastronomia regional se destaca pelos ingredientes locais, como o pequi, a mandioca, a carne de sol, feijão andu e queijos artesanais, além de técnicas de preparo únicas que têm sido transmitidas de geração em geração. O sabor e aroma peculiares da região poderão ser conferidos no 1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que será realizado em dezembro, nos dias 16, das 9h às 22h, e 17, das 9h às 20h, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Um dos pratos que o público poderá apreciar no festival é “Canjiquinha solta com bacon”, que será acompanhada de molho de rapadura com cachaça e pernil assado. A história do prato, que ganhou fama na região, começou com a divulgação da receita por uma ex-escrava que residia em Janaúba na década de 70, segundo os moradores locais.

O festival terá iguarias tradicionais da culinária mineira que dão água na boca, como o famoso “Feijão tropeiro”, que é servido com ovo frito, couve, linguiça, bacon, e bife de pernil. Entre os petiscos estão: “Fígado acebolado com jiló”, “Pão com pernil”, “Mandioca com calabresa” e “Contra filé com fritas”.

Outra estrela do festival, apreciado pelo povo mineiro, será o queijo, em especial o “Cabacinha” (Que possui formato de cabaça), que é, hoje, considerado patrimônio imaterial por meio de lei sancionada pelo governo de Minas Gerais. Esse tipo de queijo, tradicional, no Vale do Jequitinhonha, ganhou fama pelo sabor e por se tratar de um produto 100% artesanal, feito à mão, que proporciona emprego e renda aos produtores locais cujo número chega em torno de 180.

O Circuito do Queijo Cabacinha é formado por nove municípios: Pedra Azul, Medina, Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Joaima, Jequitinhonha, Divisópolis Itaobim e Ponto dos Volantes. Em 2023 foi criada a Aprocaje - Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Cabacinha do Vale do Jequitinhonha, entidade sem fins lucrativos.

Além da gastronomia, o festival contará com atrações musicais como: Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Titane, Hendrick Souza, Lucinho Cruz, Carlos Farias, Beatriz Faria, Saldanha Rolim, Wilson Dias, Sérgio Moreira, Ivan Vilela, Luciano Tanure, Bilora Violeiro, Camila Gomes, Karin Dias, Ana Macedo, Grupo Banzo, Ricardo de Carvalho e muito mais. Outro atrativo será o artesanato, com diversas peças feitas em cerâmica, couro, tecelagem, entre outros.

Serviço: 1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri destaca a cultura, a gastronomia e as riquezas do Nordeste de Minas

Datas: 16/12 – 9h às 22h (sábado) | 17/12 - 9h às 20h (domingo)

Local: Serraria Souza Pinto - avenida Assis Chateaubriand, 889 – Centro – BH

Programação: contará com música, mais de 20 artistas, como Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Titane, Hendrick Souza, Lucinho Cruz, Carlos Farias, Beatriz Faria, Saldanha Rolim, Wilson Dias, Sérgio Moreira, Ivan Vilela, Luciano Tanure, Bilora Violeiro e convidados, além de gastronomia e artesanato

Entrada: gratuita

Informações: podem ser obtidas no Instagram @encontro_dosvales ou pelo e-mail institutovalemais@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe