Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Salinas, Bombeiros conseguem apagar fogo em fazenda após 3 horas de combate


O Corpo de Bombeiros em Salinas, foi acionado na tarde desta sexta-feira (08), para deslocarem até a zona rural do município, em um local conhecido como morro das antenas, em meio a fazenda Chácara Pedra Preta, onde realizaram o combate a um incêndio na vegetação da presente fazenda.

No local foi encontrado um incêndio com chamas altas, se projetando rapidamente pelo terreno, consumindo a vegetação e colocando em risco os animais, a vegetação existente, além da rede elétrica da concessionária de energia (CEMIG) a qual possui torres de distribuição de alta tensão passando pelo local.

Os militares realizaram o combate às chamas com o uso de um caminhão de combate a incêndios, empregando abafadores manuais, mochilas costais e sopradores a combustão, além de contar com o apoio do caminhão pipa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salinas (COMPDEC) e a atuação dos moradores locais, para o desenvolvimento do combate direto e eficaz, onde, após mais de 03 hora de trabalhos intensos, as chamas foram controladas e assim eliminados os focos de incêndio que estavam espalhados pelo terreno.

Foram utilizados aproximadamente 7.500 (sete mil e quinhentos) litros de água.

Foi queimada uma área de aproximadamente 40.000 (quarenta mil) metros quadrados, equivalente a 04 (quatro) campos de futebol, onde a vegetação predominantemente era o capim e árvores de pequeno porte, sendo que o local segue monitorado pela equipe de plantão.

A baixa umidade do ar, vegetação muito seca e a realização de queimadas irregulares sem o devido controle, acabam sendo propensos aos incêndios nesta época do ano, em virtude do período de estiagem que vem se intensificando na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira