Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Prefeitura de Janaúba, SENAR e Sindicado Rural realizam curso de prevenção de acidentes



“Salvar vidas”. Assim expressou Luzia Souza sobre a importância em participar da capacitação realizada pela Prefeitura de Janaúba em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, nesta semana. Moradora em comunidade rural de Janaúba, Luzia foi uma das participantes do curso Prevenção de Acidentes e Noções de Primeiros Socorros, realizado entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro. Esse é um dos vários cursos de qualificação que a Prefeitura de Janaúba tem realizado, neste ano, juntamente com o sistema Faemg/Senar/Sindicato Rural promovendo a qualidade de vida no campo.

Luzia decidiu pelo curso como forma em ser instruída para ajudar as pessoas que estejam em momentos de apuros e necessitam do atendimento de primeiros socorros. “Agora, após esse curso, estou preparada para ajudar e salvar vidas”, explicou.

O curso foi ministrado pela Enfermeira Kely Batista Lima, instrutora do Senar Minas. De acordo com ela, a capacitação teve como finalidade preparar os participantes a agirem de forma correta em situações de emergência. O curso atraiu moradoras das comunidades de Jacarezinho, Aeroporto e Santa Terezinha.

Na conclusão do curso, Domingas Marques da Silva, da comunidade Aeroporto, enalteceu essa ação que a Prefeitura de Janaúba, Senar Minas e o Sindicato Rural disponibilizou. “Estou qualificada para prestar os primeiros socorros em caso de alguém precisar”, mencionou Domingas Marques. Quem também gostou da capacitação foi Selma da Silva Santos, da comunidade do Jacarezinho. Selma afirma que foi gratificante aprender as técnicas de primeiros socorros para, assim, ajudar as pessoas em momento de dificuldade.

No encerramento do curso, a vice-prefeita Maria Aparecida de Fátima Santos citou que os primeiros socorros são essenciais, em muitos casos, para salvar vidas. Entre as metas da atual administração estão a capacitação e a qualificação dos cidadãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga