Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Janaúba, cerca de 1673 candidatos se inscreveram no Enem 2021



Segundo o Inep, 26.200 candidatos no Norte de Minas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As provas serão aplicadas em 22 cidades.

Montes Claros têm o maior número de candidatos da região, 10.667 e foi a única cidade que ofereceu a opção de os candidatos fazerem a prova digital, com 353. Outras cidades que registraram o maior volume de inscritos foram: Janaúba, 1673, Januária, 1660 e Pirapora, 1.264.

Os candidatos resolveram questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Além disso, o primeiro dia de prova também conta com a redação.

Em Montes Claros, duas amigas que fizeram um cursinho preparatório juntas e estavam bem confiantes. Uma delas foi a Alexia Colares de 19 anos. Ela contou que perdeu o tio pra Covid-19 e que a ansiedade não a deixou terminar a prova no ano passado. Nesse ano, ela espera focar no sonho de se formar em Medicina para concluir a prova e tirar uma boa nota.

"Esse ano estou aqui pra mostrar que estou confiante, que nós podemos tudo, entregar na mão de Deus e vamos gente. Confiança, porque o amanhã é algo novo, é uma flor que se floresce. Hoje é só o primeiro dia, semana que vem tem mais, pés no chão, respirar fundo, vai dar certo", disse Alexia.

A amiga dela, Mariana, participa da prova pela primeira vez e se diz tranquila. Ela quer usar a nota para passar no curso de medicina veterinária.

"Nesse momento, o mais importante é manter a tranquilidade, confiar em Deus que vai dar tudo certo, confiar na preparação que tive", disse Mariana Kaylany dos Santos, 17 anos.

No próximo domingo (28), os inscritos farão a segunda prova do exame, que conta com 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Por não haver redação, o tempo de exame será 30 minutos mais curto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG