Ricardo Tofanelo assume emissora de rádio no norte de Minas Gerais e impacta com novidades


O mercado de rádio em Minas Gerais, região sudeste do Brasil, iniciou 2020 com importantes movimentações. O radialista Ricardo Tofanelo assumiu a direção geral da 89.1 FM da região de Nova Porteirinha, região norte do estado de Minas Gerais, e promoveu mudanças na linha artística da emissora.

Ao lado de Felipe Barbosa, responsável pela direção de marketing e comercial da emissora, Tofanelo, que já é conhecido pelas passagens em importantes emissoras de rádio e televisão de São Paulo, como Metropolitana FM, Jovem Pan FM, Transcontinental FM, além de Record TV e SBT, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal ETC onde conta as novidades implementadas na emissora, quais as perspectivas para o ano e como a emissora se posiciona com a nova grade jornalística.

Nova programação
As principais mudanças na programação da emissora se dão, principalmente, pela chegada de programas produzidos por importantes estúdios de criação de conteúdos multimidia. Sobre a nova grade, perguntamos a Tofanelo quais foram as grandes apostas para essa repaginação da emissora.

Portal ETC – Os ouvintes perceberam novas músicas na grande de programação, novos comunicadores, e programas que só eram retransmitidos em grandes capitais. Qual foi a maior mudança que você implementou aqui na emissora?

Ricardo Tofanelo – Agradeço a oportunidade de falar sobre meu trabalho e essa nova emissora. A região norte de Minas, particularmente Nova Porteirinha e Janaúba, contam com uma importante emissora que é a 89.1. Quando cheguei aqui, percebi que poderia agregar muito do que desenvolvi em São Paulo. Trouxe programas inéditos, como o “Time Line” que conta com a apresentação do renomado Gilson Dário e promoções exclusivas, algo que ainda era pouco trabalhado nessa região.

P.ETC – Sobre essas promoções: qual foi o maior desafio para levar prêmios inéditos aos ouvintes?

R.T – Eu comentei com um grande amigo e jornalista, que me acompanha desde muito tempo no rádio, que os prêmios eram sempre os mesmos: camiseta, boné e CD. Não queria isso sempre. Podemos criar promoções, e já fizemos, inclusive dando dinheiro vivo para os ouvintes. Modéstia à parte: eu vim para mudar essa emissora – disse Ricardo, aos risos, durante a entrevista.

Jornalismo em tempo real
P.ETC – Com a pandemia do novo coronavírus, os veículos de mídia precisaram se adaptar aos desafios de promover uma cobertura jornalística que trouxesse informações de qualidade e com a agilidade que o ouvinte merece. Como a emissora se posiciona nesse momento?

R.T – Importante você tocar nesse ponto. Tínhamos um programa de noticiário local, mas com informações do Brasil também. Consegui reunir importantes jornalistas que estão em várias cidades do Brasil e do mundo para trazer a situação em tempo real desses locais. O ouvinte precisa saber o que de verdade acontece em todo o mundo, não apenas no seu circuito, no caso as cidades próximas da rádio.

P.ETC – Pode citar algumas cidades que têm correspondentes da rádio?

R.T – Nova York, que é o novo epicentro da doença no mundo e dos Estados Unidos, e em Madri, na Espanha, temos uma correspondente que nos atualiza também. É a américa do norte e a europa, dois berços do mundo, mais perto do nosso ouvinte.

P. ETC – O jornalista Pablo de Melo também é uma das novas apostas da emissora para o quadro de jornalistas. Como vê essa contratação?

R.T – Nas chamadas (pequenos comerciais anunciando as novidades da emissora) que circulam na programação, brincamos que ele é o terror dos políticos. E realmente é isso. O papel dele é cobrar a classe de governantes que o Brasil escolheu. Monitorar, elogiar quando preciso e criticar quando também for. Vamos ser uma emissora que faz a voz e vez desse ouvinte.

O futuro
P. ETC – Três meses, para um projeto de rádio tão grande como o que você implementa aqui, é pouco tempo para colher frutos. Nós vemos que a emissora já está com uma plástica diferente, mais fluída e a sua atuação na linha de frente colaborou muito para isso. Ao longo prazo, o que você pode antecipar para a nossa redação?

R.T – Mesmo sendo pouco tempo, como vocês mencionaram, já temos muitas novidades. E o retorno está chegando! As maiores modificações serão no comportamento da emissora com o público. Quando cheguei, reforcei diversas vezes que o ouvinte tem voz ativa na rádio, e ele sabe disso. Recebo muitas mensagens, ligações e até visitas pessoais para me falarem o que eu poderia fazer pela rádio. Quero dizer aos ouvintes: estou escutando todos vocês e agradeço por isso. O que vocês me pediram eu vou fazer, na medida do possível.

P. ETC – Antes de finalizarmos, há dois rumores envolvendo a rádio. O primeiro é que uma grande rede de emissoras FM estaria interessada em contar com vocês como afiliados. O segundo diz respeito ao aumento da potência em três vezes a atual. Você pode confirmar essas informações?

R.T – Não posso falar sobre sua primeira questão, infelizmente. Quanto a questão técnica da emissora, realmente vamos triplicar a potência de alcance do nosso sinal. Isso será entre os próximos 25 ou 30 dias. Estamos confiantes com esse upgrade que a equipe técnica vem trabalhando sem parar para tornar possível.

Mensagem final
Eu agradeço a oportunidade que o Portal ETC me dá em compartilhar essa nova fase. Sem dúvidas comandar uma emissora é muito complicado. Foram anos de aprendizado com pessoas que tornaram possível eu ser o Ricardo Tofanelo: conhecido pelas emissoras em que trabalhei, as mudanças que promovi e as criações inovadoras. A 89.1 FM também reforça que tem compromisso com o ouvinte e abre as portas para o Portal ETC e outros veículos interessados em colaborar com esse projeto.


Fonte: portaletc.com

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