Prefeita Elbe Brandão leva voz de Nova Porteirinha a Brasília e defende municípios de pequeno porte

Imagem
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, a prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, cumpriu mais uma importante agenda em Brasília, participando da reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional. A gestora representou não apenas seu município, mas também todos os municípios mineiros com até 10 mil habitantes, reafirmando seu papel de liderança e articulação em defesa das cidades de pequeno porte. Durante o encontro, Elbe Brandão levou as demandas prioritárias das comunidades que, muitas vezes, enfrentam maiores desafios para garantir infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades. Sua atuação destacou a importância de que os recursos federais cheguem de forma justa e eficaz às localidades menores, possibilitando avanços concretos no desenvolvimento regional. “Estar aqui é levar a voz de Nova Porteirinha e também de tantos outros municípios que precisam ser ouvidos. Nosso compromisso é lutar para que cada cidade, independentemente do tamanho, tenha condições de crescer, gera...

Entidades de Janaúba pedem comércio aberto


(Por Girleno Alencar) As entidades de classes de Janaúba solicitaram ao prefeito Carlos Isaildon Mendes a abertura do comércio, em manifesto assinado por 12 instituições, lideradas pela Associação Comercial e Empresarial. O Manifesto afirma que o risco do caos social é muito grande, com as demissões no setor produtivo. O documento cita que Janaúba, naquele dia, estava com 25 casos suspeitos e sem nenhum caso confirmado ou de morte e que a Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os casos suspeitos estão com os pacientes isolados em sua casa e sendo monitorados pela área de saúde.

Os manifestantes lembram que a vida humana está acima de qualquer valor social e agora são instados a minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na vida dos cidadãos. Do ponto de vista macroeconômico, citam que os impactos da pandemia são maiores do que a crise de 2008 e no Brasil, o cenário é mais negativo ainda, com perspectivas de queda de 4,4% do Produto Interno Bruto. Por isso, é importante que Janaúba analise os impactos econômicos a serem causados, com o agravante da escassez hídrica.

Eles citam que ao longo dos anos, muitas empresas encerrarem suas atividades em Janaúba e outros empreendimentos que iniciarem esse processo e das que continuam abertas, muitas estão sem caixa para suportarem qualquer impacto. Passada a primeira semana da medida que fechou o comércio, as entidades entendem que muitos trabalhadores estão com o emprego efetivamente ameaçados. Inclusive existe a informação de crianças passando fome, pois tinham como alimentação a merenda escolar. Os ambulantes estão sendo sacrificados, por não terem como sustentar a paralisação das atividades.

Os dados do IBGE mostram que 40% da população sobrevive com menos de meio salário mínimo por mês e que agora vem a informação de que muitas famílias estão passando fome no município. Uma pesquisa realizada no Brasil aponta que 56% da população não acredita que o isolamento social seja a medida eficaz para impedir a propagação do Covid-19 e certamente esse numero em Janaúba é bem maior, pois teme o desemprego e reclamam pela volta ao trabalho. O colapso financeiro trará mais perdas e sofrimento ao povo do que a ameaça do coronavírus. Por isso, as instituições são a favor de isolamento social para idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas, assim como a abertura imediato do comércio, sendo adotadas as medidas sanitárias como definiu o Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro