Laboratório da Unimontes é credenciado para testes da Covid-19


A proposta foi encaminhada pela Unimontes a Fundação Ezequiel Dias na última sexta-feira (27). O Laboratório existe desde 2006 e está vinculado ao mestrado e ao doutorado em Ciências da Saúde.

O material de pacientes suspeitos estavam sendo encaminhados para exames laboratoriais somente na sede da Funed, em Belo Horizonte, e os resultados demoram entre 7 e até 10 dias. Segundo a Unimontes, os resultados dos testes realizados no laboratório poderão sair em até 12h. 

A data de início para os diagnósticos ainda não foi definida.
Pelo menos 15 professores e 60 alunos trabalham no local. Os pesquisadores são dentistas, médicos, educadores físicos, psicólogos, entre outros. Em entrevista ao G1 na terça-feira (31), o pesquisador André Guimarães, que é cirurgião dentista com mestrado e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular, disse que o laboratório é considerado de excelência.

“Somos um laboratório voltado para a pesquisa e não para o diagnóstico, por isso, teremos que contar com o know-how e experiência da Funed. Todos os professores, em diferentes áreas do conhecimento, estão mobilizados. Enquanto pesquisador, me sinto na obrigação de ajudar e fazer o que for necessário”.

Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Montes Claros informou que contabiliza 702 casos; 532 são investigados; 155 foram descartados por critérios clínicos e 15 por exames. Até o momento, 40 pacientes ainda aguardam resultado de exames. No boletim do Estado, constam 417 casos suspeitos e um descartado.

Um dos casos investigados é de um idoso, de 69 anos, que morreu no Hospital Aroldo Tourinho na quarta-feira (1). Segundo a família, ele apresentou febre, dor no corpo e dificuldade respiratória após retornar de uma viagem para São Paulo.


Exames em Minas
Em todo o Estado, foram 19 laboratórios credenciados e além de Montes Claros, os exames poderão ser feitos em Viçosa, Rio Paranaíba, Diamantina, Ipatinga, Sete Lagoas, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo.

Todos os testes serão feitos de acordo com a técnica recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta o material genético do vírus presente na amostra analisada. Cerca de 1.800 amostras devem ser processadas por dia.

Em Minas, são 370 casos confirmados e 4 mortes já foram registradas pela COVID-19. Outras outras 55 estão em investigação, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo