Laboratório da Unimontes é credenciado para testes da Covid-19


A proposta foi encaminhada pela Unimontes a Fundação Ezequiel Dias na última sexta-feira (27). O Laboratório existe desde 2006 e está vinculado ao mestrado e ao doutorado em Ciências da Saúde.

O material de pacientes suspeitos estavam sendo encaminhados para exames laboratoriais somente na sede da Funed, em Belo Horizonte, e os resultados demoram entre 7 e até 10 dias. Segundo a Unimontes, os resultados dos testes realizados no laboratório poderão sair em até 12h. 

A data de início para os diagnósticos ainda não foi definida.
Pelo menos 15 professores e 60 alunos trabalham no local. Os pesquisadores são dentistas, médicos, educadores físicos, psicólogos, entre outros. Em entrevista ao G1 na terça-feira (31), o pesquisador André Guimarães, que é cirurgião dentista com mestrado e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular, disse que o laboratório é considerado de excelência.

“Somos um laboratório voltado para a pesquisa e não para o diagnóstico, por isso, teremos que contar com o know-how e experiência da Funed. Todos os professores, em diferentes áreas do conhecimento, estão mobilizados. Enquanto pesquisador, me sinto na obrigação de ajudar e fazer o que for necessário”.

Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Montes Claros informou que contabiliza 702 casos; 532 são investigados; 155 foram descartados por critérios clínicos e 15 por exames. Até o momento, 40 pacientes ainda aguardam resultado de exames. No boletim do Estado, constam 417 casos suspeitos e um descartado.

Um dos casos investigados é de um idoso, de 69 anos, que morreu no Hospital Aroldo Tourinho na quarta-feira (1). Segundo a família, ele apresentou febre, dor no corpo e dificuldade respiratória após retornar de uma viagem para São Paulo.


Exames em Minas
Em todo o Estado, foram 19 laboratórios credenciados e além de Montes Claros, os exames poderão ser feitos em Viçosa, Rio Paranaíba, Diamantina, Ipatinga, Sete Lagoas, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo.

Todos os testes serão feitos de acordo com a técnica recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta o material genético do vírus presente na amostra analisada. Cerca de 1.800 amostras devem ser processadas por dia.

Em Minas, são 370 casos confirmados e 4 mortes já foram registradas pela COVID-19. Outras outras 55 estão em investigação, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe